Você está aqui

saúde do trabalhador

Estão abertas as inscrições de experiências para o Laboratório de Inovações sobre Participação e Controle Social na Elaboração e Monitoramento das Políticas, Ações e Serviços de Saúde, idealizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pela Opas/OMS Brasil, com apoio do Ministério da Saúde. O objetivo é identificar e valorizar práticas participativas e deliberativas inovadoras, produzindo subsídios para os conselheiros de Saúde e para o gestor no que se refere à participação social no SUS.

As experiências devem abordar conteúdos dos seguintes eixos:

Qualificar profissionais que atuam no SUS para incorporar as relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, de modo a solucionar problemas concretos, considerando o processo produtivo como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental é o objetivo do curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP – na modalidade a distância desde 2006. Atualmente, com cerca de 800 alunos, o curso está sendo ministrado para 14 municípios do estado de São Paulo.

OBJETIVO:

Determinar a associação entre distúrbio de voz e estresse no trabalho e perda da capacidade de trabalho entre professoras da rede municipal de São Paulo.

MÉTODOS:

O serviço contabiliza o número de acidentes e agravos envolvendo trabalhadores. Com isso, o SUS pretende planejar as ações de prevenção e controle dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no município

Grupo de Ensino e Pesquisa em Epidemiologia do Câncer - GEPEC/RJ e Telessaúde/UERJ  convidam para o Seminário online interativo "O Processo de Trabalho  Médico no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador".

Palestrante:

Dr. Fernando José Magalhães Pinto -  Especialista em Saúde do Trabalhador
Equipe da Coordenação de Educação, Comunicação e Inovação  em Vigilância Sanitária (CEVISA) do município do Rio de Janeiro

Moderador do debate: Fátima Sueli Neto Ribeiro – Professora da UERJ - Coordenadora do GEPEC/RJ

A Coordenação Geral de Saúde do Trabalhdor do Departamento de Saúde Ambintal, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública realisou a webconfêrência Resultados Parciais do 1o quadrimestre do indicador de saúde do trablahador do plano nacional de saúde 2020/2023 - Região Sudeste, exceto São Paulo.

Dia 25/06 de 9h às 12h.
Link de Acesso: https://datasus.saude.gov.br/emtemporeal/ 

As inscrições para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana 2016, modalidade presencial, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ) já abertas.

Para maiores informações acesse: http://goo.gl/C3uMsR

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta segunda-feira (18) sua nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11). A CID é a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo e contém cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte. O documento fornece uma linguagem comum que permite aos profissionais de saúde compartilhar informações de saúde em nível global.

O mestrado profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador promoverá, no dia 12 de dezembro, uma mesa-redonda com o tema Ações estruturantes de vigilância em saúde do trabalhador. A palestra, marcada para as 9 horas no auditório (sala 32) do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), será proferida pelo médico Paulo Gilvane Lopes Pena e pela fonoaudióloga Simone Alves dos Santos. O evento é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.