Você está aqui

Mato Grosso do Sul (50)

Código: 
50
Nível: 
Estado

Informações no sistema

Período: 2.007 a 2.018
Número total de vínculos (RAIS): 11.396.295
Número total de registros de acidentes e doenças do trabalho (AEAT): 116.034
Número de notificações de agravos relacionados ao trabalho (SINAN): 21.493

É imensa a sensação de dever cumprido e alegria que a Coordenação do 1º Curso de Especialização a Distância de Epidemiologia em Saúde do Trabalhador, (Cepist I), o Instituto de Saúde Coletiva e a Universidade Federal da Bahia apresentam ao público uma seleção de monografias de conclusão deste curso. Foi durante a gestão do Sr. Carlos Vaz, à frente da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT), que foram iniciadas as tramitações para a oferta desse Curso, o primeiro no Brasil sobre esta temática.

A Prefeitura de Dourados, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza nesta sexta-feira a APST (Ação Preventiva em Saúde do Trabalhador), na Empresa Metalúrgica Araújo, na Vila Ipiranga. As ações preventivas fazem parte da programação que visa cumprir as metas estabelecidas no Plano de Ação 2012, tendo como finalidade atender as diretrizes voltadas à Política de Saúde do Trabalhador.

O II Fórum Anual de Vigilância em Saúde, realizado pela Prefeitura de Dourados, será aberto nesta quinta-feira às 8h, no auditório da Unigran. O evento, que segue até sexta-feira, vai abordar diversos assuntos relacionados à prevenção e combate das doenças epidemiológicas e sanitárias entre a população.

Com o intuito de implementar a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), por meio da estruturação da Rede de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs) o Ministério da Saúde habilitou o  município de Campo Grande – MS para sediar o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da microrregião de Campo Grande, conforme Portaria GM/MS n.º 27 de 01 de outubro de 2012.

A campanha “Não passe do limite – Complete o tanque só até o automático”, contra a contaminação pelo benzeno nos postos de combustíveis de Mato Grosso do Sul, continua. A diretoria do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de MS – Sinpospetro/MS faz a distribuição de folhetos com orientações sobre o perigo de contaminação por esse e outros produtos, componentes dos combustíveis, que podem causar câncer e outras doenças  tanto em frentistas e funcionários de postos, como também no próprio consumidor.

A Prefeitura de Dourados, através do Cerest (Centro Regional de Referência à Saúde do Trabalhador) fez visita a empresas dos bairros para orientar os funcionários sobre prevenção e aplicação dos conceitos de Saúde do Trabalhador em suas atividades diárias.

Termina hoje a inscrição para o curso Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. Neste primeiro semestre de 2012 serão oferecidas 400 vagas em modalidade semipresencial.