Você está aqui

Mato Grosso do Sul (50)

Código: 
50
Nível: 
Estado

Informações no sistema

Período: 2.007 a 2.018
Número total de vínculos (RAIS): 11.396.295
Número total de registros de acidentes e doenças do trabalho (AEAT): 116.034
Número de notificações de agravos relacionados ao trabalho (SINAN): 21.493

A Prefeitura de Dourados, através do Cerest (Centro Regional de Referência à Saúde do Trabalhador) fez visita a empresas dos bairros para orientar os funcionários sobre prevenção e aplicação dos conceitos de Saúde do Trabalhador em suas atividades diárias.

É imensa a sensação de dever cumprido e alegria que a Coordenação do 1º Curso de Especialização a Distância de Epidemiologia em Saúde do Trabalhador, (Cepist I), o Instituto de Saúde Coletiva e a Universidade Federal da Bahia apresentam ao público uma seleção de monografias de conclusão deste curso. Foi durante a gestão do Sr. Carlos Vaz, à frente da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT), que foram iniciadas as tramitações para a oferta desse Curso, o primeiro no Brasil sobre esta temática.

O benzeno, um dos principais componentes dos combustíveis, que matou o frentista Gilberto Filiu, em Dourados, no ano passado, está sendo pesquisado pelo engenheiro de segurança do trabalho Albertoni Martins da Silva Júnior, especialista em higiene ocupacional pela Poli/USP e Especialista técnico  Hazmat, pela Universidade do Texas – USA e perito em insalubridade e periculosidade da Justiça do Trabalho.

Entre 1992 e 2002, apenas no Estado do Mato Grosso do Sul, o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica registrou 1.355 notificações de intoxicações. Nesse conjunto ocorreram 506 tentativas de suícidio e 139 óbitos. A causa das mortes foi a ingestão voluntária de agrotóxicos.

A campanha “Não passe do limite – Complete o tanque só até o automático”, contra a contaminação pelo benzeno nos postos de combustíveis de Mato Grosso do Sul, continua. A diretoria do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de MS – Sinpospetro/MS faz a distribuição de folhetos com orientações sobre o perigo de contaminação por esse e outros produtos, componentes dos combustíveis, que podem causar câncer e outras doenças  tanto em frentistas e funcionários de postos, como também no próprio consumidor.

A 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Macrorregião de Dourados será realizada na próxima terça-feira (20) na Câmara Municipal de Nova Andradina. 

Com início previsto para as 7h30, o evento é realizado através de parceria entre as secretarias e conselhos de Saúde dos municípios de Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Nova Andradina.

A 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora deverá reunir profissionais da área, gestores e representantes das localidades inseridas na macrorregião de Dourados.

A Prefeitura de Dourados, através do Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador) tem realizado diversas visitas a empresas de Dourados e região com as Ações Preventivas em Saúde do Trabalhador, conforme demanda de casos notificados. A ação envolve médico, psicóloga, enfermeira e fisioterapeuta. No dia 13 a visita será no Núcleo de Confecções Margarida Ojeda Rojas, no BNH 4º Plano.