Você está aqui

RENAST

Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), promove no dia 21/02, às 9h, no Auditório da Instituição Toledo de Ensino, a “Oficina Preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.

A Instituição Toledo de Ensino fica na Praça IX de Julho, 1-51, Vila Pacífico – Bauru.

A Oficina tem como objetivo discutir o texto base da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, assim como debater propostas para etapa macrorregional.

Na tarde desta quarta-feira, 25, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Saúde, promoveu um evento sobre o uso dos defensivos agrícolas para produtores rurais do Capim e adjacências.

As atividades na Unidade Básica de Saúde João da Silva foram coordenadas pela equipe dado PET-Saúde e contou com o apoio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

O evento foi promovido pela ENSP/ FIOCRUZ  como atividade do Observatório Nacional de Saúde do Trabalhador e com apoio do Fórum de Acidentes de Trabalho e o Fórum de Saúde do Trabalhador das Centrais Sindicais Brasileiras (UGT/ CGTB/ NSCT/ CUT/ CTB/ F.Sindical).

Mesa de abertura

Exposições

Local: Auditório da Fundacentro-SP
Rua Capote Valente, 710, Capital-SP
Data: 06 e 07 de agosto de 2013

A Escola Dieese promove, no próximo dia 05/03, terça-feira, palestra sobre Saúde dos Trabalhadores e Ação Sindical, com participação do Prof. Dr. Pierre Trinquet, pesquisador do Departamento de Ergologia da Universidade Aix-Marseille (França), doutor em sociologia e diplomado em ergologia.

Esta é a quinta edição do Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, elaborado pelo DIEESE, por meio de convênio estabelecido com o Ministério do Trabalho (MTb). Assim como nas publicações anteriores, esta apresenta um conjunto de indicadores sobre políticas públicas de emprego, trabalho e renda.

O presente Boletim apresenta os temas da Mineração e da Sílica relacionados à Saúde do Trabalhador. São relatos de experiências em nosso Estado mostrando ações que contemplam as diretrizes para a atuação do Sistema Único de Saúde.

Com vistas melhorar a qualidade de vida e a relação com a comunidade, o 10º Batalhão da Polícia Militar em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador(Cerest) realizará de 24 a 28 de setembro próximo, no período matutino, a I Semana de Autocuidado e Prevenção de Doenças Ocupacionais para 20 policiais militares.

O evento está estruturado com palestras e oficinas vivenciais que fortalecem o autoconhecimento físico, emocional e espiritual, bem como buscam prevenir as doenças relacionadas às atividades desenvolvidas pelos policiais militares.

Esta Nota foi elaborada no âmbito das competências do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST/RN, que desde a decretação do estado de pandemia no estado do Rio Grande do Norte (Decreto Nº 29.630 de 22 de abril de 2020), vem realizando ações e adotando medidas que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras nos ambientes de trabalho. De acordo com Portaria Conjunta do Ministério da Saúde e da Economia Nº 20, DE 18 DE JUNHO DE 2020, a

Devido  às inúmeras notificações de acidentes do trabalho  nas atividades da construção civil, inclusive com óbitos, a Diretoria de Vigilância em Saúde do município de Suzano (SP) e o CEREST Regional de Guarulhos realizarão em 02/07/2013 das 09h00min às 11h00min,  uma palestra sobre “Saúde e segurança do trabalho em construção civil”