Você está aqui

Perfil sociodemográfico e ocupacional de trabalhadores com ler/dort: estudo epidemiológico

RESUMO

Analisou-se o perfil sociodemográfico e ocupacional de trabalhadores comlesões por esforços repetitivos (LER) ou disfunções osteomusculares relacionados ao trabalho(DORT) em Piracicaba, São Paulo, avaliando-se a associação desse perfil com a ocorrênciade dor, bem como a associação de risco para LER/DORT. Dados de 1.007 prontuáriosforam submetidos à análise descritiva (p<0,05). A LER/DORT predominou em mulheres, naidade produtiva, com baixo grau de instrução e baixos salários, com função de doméstica,cozinheira, serviços gerais, auxiliar de produção e costureira; a dor predominou no membrosuperior e estava associada à função, ao gênero feminino, ao baixo grau de instrução e aoestado civil; houve associação de risco entre organização e ergonomia no trabalho e dor nomembro superior. A compreensão das relações do trabalhador com o ambiente de trabalho ecom o trabalho pode favorecer medidas de vigilância e promoção de saúde.

Revista Baiana de Saúde Pública, vol. 38, no 3 (2014)

Autores: Júlia Raquel Negri, Gislaine Cecília de Oliveira Cerveny, Maria Imaculada de Lima Montebelo, Rosana Macher Teodori

Referência bibliográfica: 

NEGRI, Júlia Raquel; CERVENY, Gislaine Cecília de Oliveira; MONTEBELO, Maria Imaculada de Lima; TEODORI, Rosana Macher. Perfil sociodemográfico e ocupacional de trabalhadores com LER/DORT: estudo epidemiológico. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 38, n. 3, p. 555-570, jul./set. 2014. Disponível em: http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/608. Acesso em: 26 nov. 2018.