Você está aqui

Cerest pretende acabar com subnotificações de acidentes de trabalho no HGR

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) iniciou o trabalho de treinamento dos profissionais que atuam na Unidade de Vigilância Epidemiológica do Hospital Geral de Roraima (HGR). Para atender a todos os profissionais do setor, a capacitação é dividida em três etapas. Nesta semana, o curso é ministrado pela manhã, das 8h às 12h. As aulas iniciaram hoje (02) e encerram amanhã (03).

As demais aulas serão ministradas da seguinte forma: nos dias 04 e 05 no horário vespertino e 11 e 12, no noturno. A ideia é melhorar a coleta de dados. Por isso, um dos temas do curso será sobre o preenchimento das fichas de notificações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

De acordo com a gerente de Políticas de Saúde do Trabalhador, Lázaro Alfaro, a falta de informações no preenchimento das fichas causam subnotificações dos casos de acidentes de trabalho. Isso dificulta os trabalhos do Cerest, que precisa de informações. Com os números mais próximos da realidade, o Estado poderá elaborar ações de política de saúde do trabalhador. 

Política de saúde do trabalhador, papel do Cerest na prevenção de acidentes de trabalho, importância das notificações e agravos relacionados ao trabalho serão temas do curso.

Após o treinamento, o Cerest fará o acompanhamento das notificações. Para isso, a cada 15 dias uma equipe do Centro visitará a UVE do HGR para ter conhecimento das dificuldades apresentadas no setor em relação às notificações e preenchimentos das fichas.

Serviços

O Cerest atende trabalhadores formais e informais com suspeita de agravos a saúde relacionada ao trabalho. Na unidade é verificada a causa do agravo ou da doença. Para isso, é enviada uma equipe técnica ao local de trabalho do paciente.

Os profissionais fazem uma análise da vida pregressa do trabalhador, na qual é verificada a função exercida pela pessoa, como os serviços executados pelo trabalhador e por quanto tempo. Com isso, verificam se o problema apresentado está relacionado ao trabalho.

Acidentes de trânsito no trajeto casa – trabalho também são classificados como acidentes de trabalho. Por isso, é importante que ao dar entrada na unidade de saúde, a pessoa comunique o acidente para notificação. “Isso é importante para o trabalhador, pois se ele tiver alguma sequela, ele não poderá ser demitido”, explica.

 

Unidades territoriais: