Você está aqui

Piauí (22)

Código: 
22
Nível: 
Estado

Informações no sistema

Período: 2.007 a 2.018
Número total de vínculos (RAIS): 6.407.857
Número total de registros de acidentes e doenças do trabalho (AEAT): 38.332
Número de notificações de agravos relacionados ao trabalho (SINAN): 6.515

É imensa a sensação de dever cumprido e alegria que a Coordenação do 1º Curso de Especialização a Distância de Epidemiologia em Saúde do Trabalhador, (Cepist I), o Instituto de Saúde Coletiva e a Universidade Federal da Bahia apresentam ao público uma seleção de monografias de conclusão deste curso. Foi durante a gestão do Sr. Carlos Vaz, à frente da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT), que foram iniciadas as tramitações para a oferta desse Curso, o primeiro no Brasil sobre esta temática.

Este é um livro que extrapola o âmbito de abrangência da pesca artesanal. Os estudos e experiências aqui retratadas podem servir de interesse aos profissionais do campo da saúde do trabalhador e da saúde pública que, finalmente, dispõem de uma obra temática e compartilhada por diversos autores, com informações técnicas e científicas extensivas às categorias não assalariadas, agrícolas, artesãs, tradicionais ou não, que estão desassistidas no direito universal à atenção à saúde do trabalhador.

A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) aprovou, na última sexta-feira (02), o plano de ação para habilitação do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uruçuí (CEREST). A conquista é resultado de uma solicitação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG). O Plano será encaminhado para o Ministério da Saúde para a habilitação e liberação do financiamento inicial para estrutura física do prédio.

O Governo do Estado inaugurou na manhã desta sexta-feira (01), através da Secretaria de Estado da Saúde, a nova sede do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) em Picos. A obra reforça os serviços nos Territórios Vale do Canindé e Guaribas, beneficiando 57 cidades e cerca de 450 mil habitantes. Um veículo totalmente novo foi entregue durante a solenidade.

A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado à Coordenação Regional de Saúde de Bom Jesus, esteve no último fim de semana no município de Santa Filomena, divulgando e orientando os profissionais sobre os serviços prestados aos trabalhadores do Território Chapada das Mangabeiras.

As palestras foram ministradas pelos profissionais Francisco Pinheiro, fisioterapeuta, Adélia Nascimento, auxiliar administrativo, e pela coordenadora da Regional, Roberta Silvestre.

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Picos (Cerest/Picos) recebeu, nessa quarta-feira (12), em sua sede, alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Turismo do Projeto Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), dos municípios de Parnaíba, Teresina e Picos.