Você está aqui

Maceió - AL (270430)

Código: 
270430
Nível: 
Município

Informações no sistema

Período: 2.007 a 2.018
Número total de vínculos (RAIS): 3.908.122
Número total de registros de acidentes e doenças do trabalho (AEAT): 33.081
Número de notificações de agravos relacionados ao trabalho (SINAN): 7.075

Evento reuniu gestores e profissionais que atuam com saúde e segurança do trabalho da Sesau

Foi iniciada nesta segunda-feira (24) a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), evento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do setor de Coordenação de Gestão de Pessoas. A meta é promover debates sobre a saúde e segurança dos trabalhadores da área.

Segundo a psicóloga do trabalho e coordenadora do Cerest, Denise Moreira, o objetivo da ação é possibilitar ao trabalhador a compreender o que o tem levado a perder o controle emocional

O estresse do trabalhador  da saúde será o foco das próximas atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió da Secretaria Municipal de Saúde, que ministrará, nas unidades do município, um curso para debater a questão e ajudar os profissionais da área a evitar que esse mal interfira e prejudique sua saúde mental e sua produtividade.

A equipe CEREST saiu de Maceió para o município de Junqueiro/AL, logo cedo, chegando a este município às 08 horas da manhã. Assim que o secretário de saúde deste município se apresentou fez a abertura do evento, iniciando a programação do CEREST Maceió que realizou no dia 09 de abril de 2013 o “i seminário em saúde do trabalhador de Junqueiro”.

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 588 acidentes com exposição a material biológico, o que corresponde a 71% das notificações de acidentes de trabalho notificados em 2013. Em segundo lugar vem os acidentes de trabalho sério, com 113 registros, representando 13,6% dos nove agravos à saúde do trabalhador.

O CEREST – Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Maceió, em parceria com diversos órgãos municipais, estaduais e federais, gostaria de convidá-lo a participar do II Seminário em Saúde Mental e do Comportamento Relacionado ao Trabalho. O evento ocorrerá no auditório da FITS em Maceió (AL), no dia 29 de outubro de 2014, a partir das 8hs.

Este evento tem por objetivo despertar nos profissionais de diversas áreas uma maior atenção para a Saúde Mental do Trabalhador.

A saúde dos funcionários do Hospital Geral do Estado (HGE) foi contemplada com os cuidados do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió, que promoveu, na unidade hospitalar, uma reunião com instituições de vigilância em saúde do trabalhador para discutir a situação da instituição quanto às dificuldades frente às notificações de agravos e acidentes de trabalho.

A Coordenação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió consolidou o trabalho que vem realizando à frente da gestão do Centro, no último dia 2, com a formalização e implantação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) Regional de Maceió, considerada o maior desafio das ações de desenvolvimento planejadas pela equipe, definidas no Plano de Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Técnicos da Vigilância à Saúde do Trabalhador e profissionais da Atenção Primária da 1ª Região de Saúde participaram nesta segunda-feira (13) no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no Farol, da reunião de balanço da 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador, que aconteceu em junho. A iniciativa teve o objetivo de discutir as propostas eleitas no evento e que serão levadas à 4ª Conferência Nacional, que acontecerá em dezembro, em Brasília.