Você está aqui

SMS implanta Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador

A Coordenação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió consolidou o trabalho que vem realizando à frente da gestão do Centro, no último dia 2, com a formalização e implantação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) Regional de Maceió, considerada o maior desafio das ações de desenvolvimento planejadas pela equipe, definidas no Plano de Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na reunião de implantação da CIST Regional de Maceió – formalizada pela coordenadora do Cerest/SMS, a psicóloga do trabalho Denise Moreira Barbosa, e pelo engenheiro do trabalho do Centro, Allan Loureiro – estiveram presentes representantes do Cerest/AL, do Conselho Municipal de Saúde, da CIST Estadual, sindicatos e de alguns dos 28 municípios da área de abrangência do Cerest Maceió, como Marechal Deodoro, Pilar e Teotônio Vilela.

A CIST tem como objetivo assessorar o Conselho Nacional de Saúde (CNS) no acompanhamento dos temas relativos à saúde do trabalhador. Anualmente, apresenta ao Conselho o plano de trabalho e o calendário de reuniões, com base no planejamento do CNS, nas propostas das Conferências Nacionais de Saúde e de Saúde do Trabalhador e na Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador.

Pioneira no Centro desde sua fundação, a coordenadora Denise Moreira expressou sua emoção em relação à nova iniciativa, que ocorre justamente quando o Cerest dispõe de uma estrutura adequada para dar a cobertura necessária aos municípios e aos demais parceiros.

“Hoje é um dia histórico para o Cerest. Nessa gestão, todas as metas foram atingidas e ultrapassamos inúmeros desafios para criar a CIST, que consideramos o maior salto de desenvolvimento nas ações do Centro”, frisou.

Ao dar início à formalização da Comissão Intersetorial, Allan Loureiro fez uma explanação sobre a CIST, leu o regimento interno e fez colocações importantes quanto à saúde do trabalhador. Em seguida, os demais representantes mencionaram as expectativas quanto à formação da Comissão e tiveram suas dúvidas esclarecidas pela presidente da CIST Estadual, Francine Mendonça, especialmente, acerca da notificação de casos de agravos e acidentes de trabalho, dado extremamenteimportante para o Ministério da Saúde.

“O adoecer do trabalhador será submetido a uma conexão com todas as redes de informações, para que não ocorra o fato de trabalhadores doentes serem detectados em um local e em outros não. A CIST trabalhará na articulação dessas informações e sob a supervisão dos Cerests Estadual e Regional de Maceió, fazendo uso dos dados do sistema para evitar infrações e assistir aos trabalhadores”, explicou Francine.

Finalizadas as colocações, a coordenadora Denise Moreira sugeriu que fosse feita uma eleição para a escolher quem ficaria à frente da CIST Regional de Maceió, que acabou por definir, para assumir a função, o nome de Renata Lima, coordenadora do Núcleo em Saúde do Trabalhador de Marechal Deodoro, tendo como secretária a representante do município de Pilar.

Comemorando os resultados proveitosos, a coordenadora do Cerest/SMS aproveitou o momento para lembrar e agradecer a parceria do diretor de Vigilância em Saúde da SMS, José Heriberto Teixeira, ressaltando o apoio que vem sendo dispensado por este às ações do Centro. O encontro foi encerrado com palmas e um almoço integrativo.

CIST – Prevista na Lei nº 8.080/90 e instituída pela Resolução CNS nº 011/91, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) tem 17 membros titulares e seus respectivos suplentes, mais o coordenador e coordenador-adjunto, que são conselheiros nacionais. Esta composição inclui a articulação intersetorial necessária para o acompanhamento das ações em Saúde do Trabalhador.