Você está aqui

VISAT

Vigilância em saúde do trabalhador

Esta publicação tem como objetivo principal disponibilizar para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) orientações técnicas para o desenvolvimento de ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis (PRC), como parte das ações de vigilância da saúde dos trabalhadores.

Este livro que o leitor tem em mãos contém um panorama riquíssimo de conhecimentos, reflexões, conceitos essenciais, teorias e experiências sobre a vigilância em saúde do trabalhador (Visat) no Sistema Único de Saúde (SUS). Há nele, um sólido referencial técnico, científico e pedagógico dos autores, com suporte construído em quase quatro décadas de elaborações coletivas, desde a criação do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh).

O mestrado profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador promoverá, no dia 12 de dezembro, uma mesa-redonda com o tema Ações estruturantes de vigilância em saúde do trabalhador. A palestra, marcada para as 9 horas no auditório (sala 32) do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), será proferida pelo médico Paulo Gilvane Lopes Pena e pela fonoaudióloga Simone Alves dos Santos. O evento é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador, anuncia que estão abertas as incrições para o 9o Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (9o Renastão) que em 2021 discutira o tema - "Perspectivas e desafios da Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho no Sistema Único de Saúde".

Convidamos as Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas do Alto Tietê a participar do  Fórum Regional em Saúde do Trabalhador  a realizar-se no dia 30/08/2013 da 9:00 às 12:00 horas no Município de Mogi das Cruzes.

O local do evento será o Auditório da Secretaria da Saúde de Mogi das Cruzes sito à Rua Manoel de Oliveira, 30 - 1 andar (em cima do Pró Mulher e próximo do Hospital Luzia de Pinha Melo).

Maiores informações sobre o local poderão se obtidas nos telefones da VISA Mogi das Cruzes  4798 6766 – com Ivete.

Agora você tem até domingo, 30 de setembro de 2018 para se candidatar ao 2º Curso de Especialização à Distância em Epidemiologia em Saúde do Trabalhador! As inscições também foram amipliadas para todas as regiões do País.O curso é promovido pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGST/DSAST/SVS/MS) em parceria com a Universidade Federal da Bahia/Instituto de Saúde Coletiva (UFBA/ISC). 

Objetivos

Um conhecido jargão é o de que vivemos atualmente a era da informação. De fato, vivemos um momento singular da história. Nunca se soube tanto, nunca antes tivemos acesso a tantas fontes de dados, ou gastamos tanto do nosso tempo lendo, ouvindo, vendo ou procurando nos informar sobre tudo. Ou sendo alvo de interessados em nos prover de informação ou contrainformação, ou falsas informações, de modo a nos induzir a comportamentos úteis ou lucrativos para  uns tantos. 

Um seminário promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai discutir a implantação das ações de vigilância em saúde do trabalhador, a partir da Atenção Básica em Saúde. A atividade será realizada nesta quinta (20) e sexta-feira (21), no auditório 412, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Cerest Guarulhos convida as Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas do Alto Tietê a participar do Fórum Regional em Saúde doTrabalhador a realizar-se no dia 26/10/2012 da 8:30 às 12:00

horas no Município de Mogi das Cruzes.

O local do evento será na sede do GVS VIII e GVE VIII sito à Av. Ezelino da Cunha Gloria, s/n Jardim Marica – Mogi das Cruzes.Maiores informações sobre o local poderão se obtidas nos

telefones do GVS- VIII 4790-5538/4791-2818 Eng. Waldemar ou CEREST 2472-5495/5492 – Eng. Marcelo.

Pauta: