Você está aqui

Boletim Epidemiológico Acidentes de Trabalho devido à Intoxicação por Agrotóxicos entre trabalhadores da agropecuária, 2000-2011

Os trabalhadores da agropecuária desenvovem atividades reconhecidas como de elevado risco de acidente de trabalho, destacando-se como causa imediata os envenenamentos por agrotóxicos. Esses trabalhadores realizam ativdades de aragem, semeadura, irrigação, cuidado com a plantação durante o crescimento, colheita, armazenagem, embalagem, fertilização do solo, controle de pragas, cuidado de animais, atenção à saúde de animais com o uso de substâncias veterinárias, dentre outras, que podem envolver o emprego de substâncias tóxicas. Acidentes de trabalho devidos a intoxicações por agrotóxicos (AT-AGR) correspondem a envenenamento intencional ou não intencional, decorrente da ingestão, inalação, ou absorção dérmica de substâncias químicas, que tenha ocorrido durante a realização de atividade de trabalho ou em deslocamentos relacionados ao trabalho.

Acesse o boletim completo

Fonte: CCVISAT

Referência bibliográfica: 

ACIDENTES de trabalho devido à intoxicação por agrotóxicos entre trabalhadores da agropecuária 2000-2011. [Boletim Epidemiológico], Universidade Federal da Bahia; Centro de Vigilância dos Acidentes de Trabalho, ano 2, n. 4, mar. 2012. Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/boletim-epidemiologico-acidentes-trabalho-devido-intoxicacao-agrotoxicos-entre. Acesso em: 17 dez. 2018.