Você está aqui

RENAST

Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador

Objetivando a discussão e criação de propostas para a Saúde do Trabalhador, a Prefeitura de Sete Lagoas por meio da Secretaria de Saúde/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Conselho de Saúde e Superintendência Regional de Saúde reuniu centenas de pessoas na última terça-feira (15/04) no mini auditório do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM. Na oportunidade, foram criadas doze propostas para a oficina da Macro Centro de Minas Gerais que acontecerá nos dias 08 e 09 de maio na cidade de Jaboticatubas.

Esta Nota foi elaborada no âmbito das competências do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST/RN, que desde a decretação do estado de pandemia no estado do Rio Grande do Norte (Decreto Nº 29.630 de 22 de abril de 2020), vem realizando ações e adotando medidas que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras nos ambientes de trabalho. De acordo com Portaria Conjunta do Ministério da Saúde e da Economia Nº 20, DE 18 DE JUNHO DE 2020, a

Devido  às inúmeras notificações de acidentes do trabalho  nas atividades da construção civil, inclusive com óbitos, a Diretoria de Vigilância em Saúde do município de Suzano (SP) e o CEREST Regional de Guarulhos realizarão em 02/07/2013 das 09h00min às 11h00min,  uma palestra sobre “Saúde e segurança do trabalho em construção civil”

Em 8 de novembro de 2018 o Conselho Nacional de Saúde encaminhou ao Ministério da Saúde a proposta de reorganização da Atenção Integral à Saúde dos trabalhadores no SUS. A proposta busca desenvolver um novo modelo de organização dos CERESTs, entre outros, com vistas à correção o das assimetrias existentes entre as diversas regiões e em atendimento às realidades locais, visando assegurar cobertura de 100% das regiões de saúde do país, ajustando critérios para definição de áreas de abrangência alinhadas à regionalização prevista nos planos diretores de regionalização dos Estados.

O pesquisador Celso Salim, da Fundacentro – entidade de pesquisa ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego –, afirmou há pouco que a mineração é o quarto setor da economia com mais acidentes de trabalho no País e o segundo em taxa de mortalidade por acidente de trabalho. Ele participa de audiência pública conjunta das comissões de Legislação Participativa; e de Direitos Humanos e Minoria sobre as condições de saúde e segurança da mineração brasileira.

O presente vídeo tutorial tem como objetivo facilitar o acesso pelos profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes e, especialmente, trabalhadores, às bases de dados nacionais do Sistema de Informação Hospitalar do SUS (SIH-SUS) de agravos à saúde relacionados ao trabalho. No vídeo, você encontra explicações de como navegar e fazer uso de informações do SIH-SUS.

Essa é uma produção da equipe do Centro Colaborador da Vigilância aos Agravos à Saúde do Trabalhador CCVISAT/ISC/UFBA do Ministério da Saúde CGSAT/DSASTE/SVS/MS.

 

A atual edição do boletim do Fórum Intersindical Saúde - Trabalho - Direito questiona "O que foi feito de vera na Saúde do Trabalhador?", uma vez que trabalhadores continuam morrendo e adoencendo durante o exercício da profissão. A publicação traz a entrevista da pesquisadora Lia Giraldo acerca da sua trajetória na saúde do trabalhador, além do artigo do professor do CEFET/RJ e doutor em saúde pública Haroldo Pereira Gomes sobre as mortes na construção civil. Leia também as seções Perfil Sindical, Trabalhadores Anônimos e Informes.

Nos dias 18 e 19 de dezembro de 2013, o CEREST Ubá realizou uma ação de prevenção, com orientações para casos de enchente nas empresas “Casa Nobre Estofados” e “Denaire Estofados”, afetadas pela enchente do dia 11 de dezembro. A ação contou com a parceria da Vigilância sanitária que ofereceu orientações aos proprietários dos estabelecimentos e também parceria da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária com a vacinação dos trabalhadores.

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST de Cacoal, Rondônia, desenvolveu no último sábado (31.08), em parceria com instituições públicas e privadas, a Ação “CEREST na Comunidade”, tendo como público alvo, a População do Bairro São Marcos.

Ações de saúde e segurança no trabalho foram realizadas nesta sexta-feira (30) na praça Tubal Vilela dentro de um evento promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Cerca de 20 entidades entre sindicatos e órgãos públicos, como o Ministério Público do Trabalho (MPT), participaram da 1ª Virada em Saúde e Segurança do Trabalhador.