Você está aqui

Oficina de capacitação para representantes municipais da I Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Macro Centro de Minas Gerais

Objetivando a discussão e criação de propostas para a Saúde do Trabalhador, a Prefeitura de Sete Lagoas por meio da Secretaria de Saúde/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Conselho de Saúde e Superintendência Regional de Saúde reuniu centenas de pessoas na última terça-feira (15/04) no mini auditório do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM. Na oportunidade, foram criadas doze propostas para a oficina da Macro Centro de Minas Gerais que acontecerá nos dias 08 e 09 de maio na cidade de Jaboticatubas.

Mesa de abertura

Compuseram a mesa de abertura do evento o Secretário de Cultura, Márcio Vicente, representando o Prefeito de Sete Lagoas Marcio Reinaldo; o Secretário de Saúde de Sete Lagoas, Breno Simões; a gerente do CEREST de Sete Lagoas, Glacy Maciel; Alda Laporte, Referência Técnica Estadual de Saúde do Trabalhador na Superintendência Regional de Saúde e Helena Lúcia, representando o Conselho Municipal de Saúde. Na oportunidade, o CEREST fez a entrega de computadores que foram doados para os representantes técnicos dos 24 municípios presentes no evento.

Palestras

A primeira palestra foi ministrada pelo médico Anthero Drummond Júnior, que é graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG e atualmente é Gerente de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. O médico abordou o tema “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. A segunda palestra foi ministrada por Alda Cristina de Oliveira Laporte que é Graduada em Serviço Social pela UFJF e atua no Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas como autoridade sanitária e referência Técnica Estadual de Saúde do Trabalhador na Superintendência Regional de Saúde do Trabalhador.

O que é

Após as palestras foram formados seis grupos de discussão para a criação das propostas. Das 48 propostas criadas, 12 foram votadas e aprovadas em plenária. As conferências de Saúde reúnem, de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores de serviço, governo e gestores do SUS para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do sistema, expressando posições e votando questões orientadoras.

Por Natália Andrade.