Você está aqui

Região Sudeste (3)

Código: 
3
Nível: 
Região

Informações no sistema

Período: 2.007 a 2.018
Número total de vínculos (RAIS): 413.451.765
Número total de registros de acidentes e doenças do trabalho (AEAT): 4.064.851
Número de notificações de agravos relacionados ao trabalho (SINAN): 663.314

A I Mostra Regional de Saúde do Trabalhador objetiva reunir profissionais da área da saúde e segurança do trabalho, seguridade social, controle social, sindicatos, trabalhadores e estudantes das áreas correlatas para compartilhar os diversos saberes e experiências, afim de otimizar as ações em saúde do trabalhador no seu município.

Dia: 05 de dezembro de 2012
Horário: Das 8:00 às 16:00 horas
Local: Auditório da UNIP Universidade Paulista em Jundiaí
Endereço: Av. Armando Giassetti, 577 – Trevo Itu/Itatiba - Jundiaí

O CEREST-Ubá, assumindo seu papel de responsabilidade pela prevenção da Saúde dos Trabalhadores, vem neste dia, divulgar um assunto tão importante e que merece cada vez mais destaque e atenção nos ambientes de trabalho.

Mas o que é ASSÉDIO MORAL?

O Assédio Moral é caracterizado por comportamentos abusivos, que expõem os trabalhadores de forma repetitiva e prolongada à situações que afetam sua integridade física e principalmente psíquica. Isoladamente, tal ato pode parecer inofensivo, mas como acontece de forma contínua, se torna destrutivo.

Na entrevista concedida ao Informe ENSP por Marcelo Firpo, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesteh/ENSP), e Renan Finamore, doutorando da ENSP e pesquisador do projeto Environmental Justice Organisations, Liabilities and Trade (EJOLT), eles explicaram como acontece a contaminação por urânio e os riscos da mineração do urânio para os trabalhadores e a população que reside no entorno das mineradoras, inclusive dos casos suspeitos de câncer.

Pensado como estratégia de ações para o desenvolvimento do campo da saúde do trabalhador no Brasil, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca desenvolveu o mestrado profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador. Este novo curso, fruto de uma demanda nacional de formação voltada a profissionais da ponta do serviço, tem 20 alunos provenientes do Norte e Centro-Oeste do país e terá início na próxima segunda-feira, 7/5.

Município Sede: 
Telefone: 
(31) 3531-3799
(31) 3594-4938

A partir das 14h do dia 5 de setembro, estará aberto o pré-cadastro para participar de seleção do curso “Método da Árvore de Causas na Investigação e Análise de Acidentes do Trabalho”.

De acordo com o coordenador técnico do curso, Leonidas Ramos Pandaggis, o pré-cadastro que antecede a realização do curso tem como objetivo fazer uma seleção quanto à formação profissional e o campo de atuação dos alunos, para um melhor aproveitamento do curso em face da missão institucional da Fundacentro.

Processo Seletivo 2013

O Programa “Trabalho, Saúde e Ambiente” de pós-graduação stricto sensu da FUNDACENTRO abre o processo seletivo de 2013 para o mestrado acadêmico.  Os candidatos interessados encontram todas as informações necessárias no site do Programa, no item processo seletivo, Edital de Seleção 2013.

Município Sede: 
Telefone: 
(14) 3227-3375
(14) 3227-4136