Você está aqui

CEREST/UBÁ cria um modelo de ferramenta para auxiliar no mapeamento do perfil produtivo ocupacional

O CEREST de Ubá com o intuito de auxiliar as referências técnicas municipais em Saúde do Trabalhador na realização do Mapeamento do Perfil Produtivo Ocupacional (Resolução SES n° 3152/2012), criou um sistema de armazenamento de dados facilitando a consolidação, monitoramento e atualizações das ações, e também cooperando no direcionamento das ações de vigilância e promoção da Saúde do Trabalhador.

Como o mapeamento do perfil produtivo ocupacional visa conhecer a realidade da população assistida e para isso os dados precisavam estar armazenados em sistemas que permitam a sua guarda e atualização, foi utilizado  recurso  de e-mail gratuito para a elaboração de formulários baseados nas fichas utilizadas para a coleta da informação. Estes dados foram digitados online através do acesso ao e-mail, e automaticamente eram direcionados a uma planilha geral, onde há possibilidade de extrair o consolidado com recursos gráficos.

Cada município da região  de saúde de Ubá teve sua conta criada e através de uma capacitação foram repassadas as senhas e instruções de uso do programa. Semanalmente os municípios são monitorados a fim de verificar o nível de adesão e envolvimento dos servidores.

Com o objetivo de ensinar as Referências Técnicas Municipais em Saúde do Trabalhador (RTMST) a realizar o consolidado do mapeamento do perfil produtivo a partir do banco de dados criado, nos dias 07, 09, 22 e 23 de Maio de 2013, foram realizadas reuniões no CEREST. Estiveram presentes as RTMSTs dos municípios da Região de Saúde de Ubá, totalizando 25 profissionais, e também representantes da GRS/UBÁ e do CEREST/UBÁ. Todos receberam instruções detalhadas para o fechamento do consolidado do perfil produtivo, e tiveram possibilidade de fazer junto para melhor aprendizado. Foi repassado também, como deverá ser realizada a pesquisa do CNAE no site do IBGE e demonstrado como lançar os dados no consolidado de atividade econômica que se encontra no e-mail. As dúvidas encontradas foram sanadas e  CEREST se colocou à disposição para auxiliá-los quando necessário.

Acredita-se que com o uso dessa nova ferramenta ficará mais fácil atualizar e controlar tais dados para que seja realizada a programação de intervenções futuras ou controle de ações já desenvolvidas.