Você está aqui

Cerest Ubá, em parceria com as vigilâncias sanitária, epidemiológica e atenção primária, realiza ação de prevenção para casos de enchente em empresas atingidas

Nos dias 18 e 19 de dezembro de 2013, o CEREST Ubá realizou uma ação de prevenção, com orientações para casos de enchente nas empresas “Casa Nobre Estofados” e “Denaire Estofados”, afetadas pela enchente do dia 11 de dezembro. A ação contou com a parceria da Vigilância sanitária que ofereceu orientações aos proprietários dos estabelecimentos e também parceria da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária com a vacinação dos trabalhadores. Na empresa Casa Nobre participaram da ação 39 pessoas, dessas 08 profissionais da saúde e 31 trabalhadores da empresa e na Denaire Estofados, foram 20 pessoas, dessas 06 profissionais da saúde e 14 trabalhadores da empresa.

Os trabalhadores foram orientados pelo CEREST quanto à importância de seguir as medidas de prevenção através do uso de equipamentos no contato com a lama, na questão de higiene e alimentação no local afetado. Também receberam informações sobre as principais doenças oportunistas que podem ocorrer com o contato com enchentes e sobre as vacinas que seriam aplicadas aos trabalhadores. Panfletos sobre cuidados básicos em situações de enchentes e sobre o CEREST foram distribuídos.

A Vigilância Sanitária deu uma breve explicação sobre os cuidados de higiene e alimentação e orientou os proprietários reservadamente.

Foram aplicadas vacinas em todos os trabalhadores de acordo com a necessidade de cada um, e os mesmos foram orientados a dar continuidade no processo vacinal que ocorre ao longo da vida. Foi feito o cartão espelho para ser entregue as unidades de saúde correspondentes de cada trabalhador e a empresa foi orientada a realizar as práticas de prevenção e proteção aos trabalhadores. Todos foram orientados ainda a procurar imediatamente um médico em caso de sintomas pós-enchentes.