Você está aqui

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador

Abas primárias

Boletim elaborado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Rio de Janeiro (Cerest/Sesdec-RJ) e Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) (Cesteh/Ensp/Fiocruz).

Contato: saude-auditiva@ensp.fiocruz.br

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 1 - Janeiro/Abril de 2010

Este boletim tem como principal objetivo orientar o fonoaudiologo do Estado do Rio de Janeiro sobre a doença auditiva ocupacional. Explica o que é perda auditiva relacionada ao processo de trabalho; as categorias profissionais mais atingidas; os sinais de alerta; onde procurar ajuda; como é feito o diagnóstico; orientações ao empregador sobre a exposição ao ruído e como preservar a saúde auditiva.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 2 - Maio/Agosto de 2010

Tem como principal objetivo orientar o fonoaudiólogo do Estado do Rio de Janeiro sobre Notificação em Saúde nessa área de atuação. A notificação é a comunicação de ocorrência de determinada doença, ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. Também pretende, de forma simples, explicar o passo a passo da notificação.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 3 - Setembro/Dezembro de 2010

O Boletim de fonoaudiologia do Cesteh, tem como principal objetivo continuar orientando o fonoaudiólogo do Estado do Rio de Janeiro sobre Notificação em Saúde do Trabalhador na nossa área de atuação. A notificação é a comunicação de ocorrência de determinada doença, ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes nos processos e ambientes de trabalho, servindo na formulação e avaliação das políticas, planos e programas de saúde, subsidiando o processo de tomada de decisões com vistas a contribuir para a melhoria da situação de saúde da população.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 4 - Janeiro/Abril de 2011

A Vigilância em Saúde tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se num conjunto de ações que se destinam a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em específicos territórios, garantindo a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde. A Vigilância em Saúde constitui-se de ações de promoção da saúde da população, vigilância, proteção, prevenção e controle das doenças e agravos à saúde, abrangendo dentre outras a Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 5 - Maio/Agosto de 2011

A iniciativa pioneira da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Estado do RJ (SESDEC/RJ), em relação aos demais estados da Federação, por intermédio da equipe de Fonoaudiologia do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (CEREST/RJ) e de técnicos da Divisão de Saúde do Trabalhador do RJ (DSTRAB/RJ), de incluir no Sinan NET o sintoma Disfonia como de interesse estadual para notificação, conforme mencionado nos boletins anteriores, é um passo extremamente importante no sentido de dar visibilidade ao agravo disfonia no Estado, bem como subsidiar as ações de vigilância em saúde do trabalhador.

O Boletim de fonoaudiologia do Cesteh, tem como principal objetivo continuar orientando o fonoaudiólogo do Estado do Rio de Janeiro sobre Notificação em Saúde do Trabalhador na nossa área de atuação. A notificação é a comunicação de ocorrência de determinada doença, ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes nos processos e ambientes de trabalho, servindo na formulação e avaliação das políticas, planos e programas de saúde, subsidiando o processo de tomada de decisões com vistas a contribuir para a melhoria da situação de saúde da população.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 6 - Setembro/Dezembro de 2011

Os modelos Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador coexistem em âmbito nacional e mundial, possuindo níveis de atuação distintos face ao entendimento de ambas em relação ao processo saúde-doença relacionado ao trabalho. Na Fonoaudiologia, a situação não é diferente. Coexitem, devido às necessidades de mercado, os profissionais que atuam na esfera da Saúde Ocupacional e os que atuam na Saúde do Trabalhador.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 7 - Janeiro/Abril de 2012

Este Boletim tem por objetivo contar a trajetória histórica do reconhecimento da Disfonia como uma doença relacionada ao trabalho. Para tanto, o corpo editorial deste boletim, convidou a ilustre Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e Fisioterapia da PUC-SP, Dra. Léslie Piccolotto Ferreira, profissional que com sua historicidade contribuiu na luta para o reconhecimento dos direitos do trabalhador que usam a voz profissionalmente.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 8 - Maio/Agosto de 2012

O objetivo do boletim é proporcionar aos Fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro reflexão sobre a sua prática profissional no âmbito da Saúde do Trabalhador e subsidiar Fonoaudiólogos de outras regiões do Brasil a fazerem o mesmo.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 9 - Setembro/Dezembro de 2012

Tem por objetivo explicar o Processo de trabalho em Telemarketing e os Distúrbios de Voz e contar a trajetória do reconhecimento da Disfonia como uma doença relacionada ao trabalho. O Código Brasileiro de Ocupações (CBO), agrupa e classifica as ocupações de teleatendimento sob o termo “operadores de telemarketing”.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 10 - jan/abr, 2013

Traz reflexões sobre a vigilância da saúde auditiva na saúde do trabalhador e descreve ações de vigilância/fiscalização em saúde auditiva. Arquivo disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 11 - maio/ago, 2013

Com o tema 'Informações básicas sobre distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT) para agentes comunitários de saúde: o que é preciso reconhecer nas visitas domiciliares?' o boletim conceitua o DVRT e descreve os riscos, sinais e sintomas desse distúrbio, indicando o que é preciso saber sobre seu diagnóstico, tratamento e prevenção.

Boletim de Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador, n. 12 - set/dez, 2013

Texto com informações básicas sobre a perda auditiva induzida por ruído (Pair) para agentes comunitários de saúde.