A Comissão Organizadora da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ªCNST) junto com as Comissões de Formulação e Relatoria e a Comissão de Comunicação e Mobilização se reuniram ontem, 13, para debater e decidir sobre as estratégias de atuação e planos de ações para as tarefas a serem implementadas para a Conferência.
As comissões trabalharam nos textos orientadores e no dia anterior, 12, aprovaram a logomarca da 4ªCNST.
Dando continuidade as discussões da IV Conferencia de Saúde do Trabalhador, o tema Conferência Para Quê e Para Quem contará com a apresentação e o debate do Prof. Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos no próximo dia 15 de abril das 14 às 16 horas.
Luiz Carlos Fadel é médico sanitarista, Doutor em Saúde pública e pesquisador do Grupo de Doreitos Humanos e Saúde da ENSP/Fiocruz.
Durante evento serão selecionados representantes para conferência regional. Demandas referentes à saúde e direitos trabalhistas serão discutidas.
A II Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora será realizada em Santarém, oeste do Pará, nos dias 15 e 16 de abril. Durante o encontro serão selecionados representantes para a 4ª conferência regional que terá o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direitos de Todos e Todas e Dever do Estado”.
Reunião faz parte da preparação para conferência nacional do setor.
Nesta quarta-feira (2), das 8h às 17h, Araxá recebe a Pré-Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, visando preparação para a 4ª Conferência Nacional. O evento acontece no Clube Araxá.
O objetivo é a discussão das relações de trabalho e os impactos na saúde do trabalhador, realidade econômica, participação popular para fiscalizar a propor melhorias, aplicação de recursos financeiros, entre outros.
Como forma de preparação para a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, acontecerá, nos dias 21 e 22 de março, a Conferência Macrorregional.
Fazem parte da macrorregião todos os municípios da serra gaúcha, que poderão participar do evento realizando a inscrição no link: www.ces.rs.gov.br; A Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora acontecerá no auditório do Bloco J, na Universidade de Caxias do Sul – UCS, e será dividida em dois eixos.
Etapa paulista vai definir 12 propostas para conferência nacional, que ocorre em novembro. Avaliação é de que pouco se avançou na execução de linhas definidas durante evento realizado em 2005
Conferência Nacional quer solução para reduzir o número elevado de acidentes e mortes no trabalho. Em 42 anos, País registra mais de 155 mil mortes
O Brasil vai debater formas eficazes de combater os acidentes, mortes e doenças profissionais que ocorrem no País. Dados do Anuário Estatístico do INSS, aponta que, desde sua criação, em 42 anos, foram registrados 38.181.856 milhões de acidentes e doenças do trabalho em todo o país. Destes, 558.261 mil, foram afastados por incapacidade permanente e, 155.761 trabalhadores perderam suas vidas nos locais de trabalho.
O Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES/PA) realizará, no período de 24 a 26 de junho, a IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador, e, no dia 27 de junho, o I Seminário Estadual da Política da Promoção da Equidade e Controle Social do Pará. O objetivo é discutir e propor diretrizes para a implementação das políticas nacional e estadual de saúde dos trabalhadores, além de avaliar ações referentes ao tema, realizadas no Estado e municípios paraenses.
Começou hoje a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador, que será sediada pelo Município de Presidente Prudente-SP, e acontecerá nos dias 10 (hoje), 11 e 12 de março com o intuito de discutir questões pertinentes a Saúde do Trabalhador. De Marília partiu um ônibus com trabalhadores representantes de diversas organizações interessadas na causa. Um movimento necessário para o progresso da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora e que expressa a importância da participação social nas ações do SUS.