Você está aqui

Ciclos de Estudos: Saúde e Ambiente, Saúde do Trabalhador, e Emergências em Saúde - Covid 19

Alinhado com a missão institucional, e dialogando com as teses aprovadas no VIII Congresso Interno da FIOCRUZ, a vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) dá início ao Ciclo de Estudos Saúde e Ambiente, Saúde do Trabalhador e Emergência em Saúde – COVID 19, com o objetivo de contribuir na atualização da produção, disseminação e compartilhamento de conhecimentos e tecnologias em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde, a promoção da saúde e a qualidade de vida da população brasileira.

Dia: 22 de abril de 2020

1ª Sessão: Panorama geral e sistêmico. A pandemia na perspectiva do futuro
Horário: 10h às 12h

Ponto de Encontro AO VIVO: https://www.youtube.com/watch?v=6e4n7D23JSI

2ª Sessão: A pandemia sobre a perspectiva da Saúde, Ambiente e Sustentabilidade
Horário: 14h30 às 16h30

Ponto de Encontro AO VIVO: https://www.youtube.com/watch?v=2J6Bz8NJMkU

O Ciclo de Estudos é uma atividade da Fiocruz como Centro Colaborador OPAS/OMS em Saúde Pública e Ambiente, e será realizado em caráter continuado com participação ativa da Câmara Técnica de Saúde e Ambiente da Fiocruz.

O que se pretende é discutir e expandir o conhecimento sobre o impacto da pandemia do COVID 19 sobre questões diretamente relacionadas à Saúde e Ambiente, Saúde do Trabalhador e Emergência em Saúde.

Ebola, gripe aviária, vírus da gripe H1N1 (ou gripe suína), síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), febre de Rift Valley, síndrome respiratória aguda súbita (SARS), vírus do Nilo Ocidental, vírus Zika – e agora o novo coronavírus COVID-19 causaram grandes emergências sanitárias com milhares de mortes, e o novo coronavírus não será a última.

A pandemia do novo coronavírus certamente terá efeitos colaterais além dos circunscritos ao adoecimento. O mundo atual enfrenta o enorme desafio de encontrar estratégias e respostas para o enfrentamento dessa doença sem paralelos na história recente e suas consequências.

Em 2016, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) sinalizou preocupação com o aumento mundial de epidemias e apontou que estão intimamente ligadas à saúde dos ecossistemas.

Os ecossistemas são resistentes e adaptáveis e, ao sustentar a vida de diversas espécies, ajudam a regular doenças. Quanto mais biodiversidade um ecossistema possui, mais difícil é que um patógeno se espalhe rapidamente ou domine.

Isso significa reconhecer as relações estreitas entre a saúde e ambiente, o que exige esforços colaborativos, multisetoriais, transdisciplinares e interinstitucionais. São inúmeras as questões envolvidas nessa perspectiva, na relação entre o COVID-19 e a sustentabilidade socioambiental.

Certamente haverá uma transformação radical nas economias, nos serviços, na educação, nos hábitos, no nosso paradigma de sociedade. Qualquer exercício de futurologia é arriscado. Porém, é possível apontar cenários e grandes tendências, fortalecendo a ciência, sua capacidade de antecipar riscos e perigos, apontar consequências, indicar intervenções e soluções.

Nessa perspectiva a FIOCRUZ traz para discussão a relação dessa pandemia com a saúde, o ambiente e a sustentabilidade como incentivo a uma resposta da ciência sobre questões voltadas ao conhecimento dessa aproximação, de prevenção, suas consequências, e subsídio para ações ativas e positivas de intervenção.

A principal característica desta proposta é a discussão a partir do acúmulo institucional, do conjunto de conhecimentos neste campo de atuação, trazendo conteúdo e reflexão para o tema; além da integração dos diversos campos de atuação respeitando as singularidades de cada área e sua articulação no contexto da instituição.

O público-alvo consiste em pesquisadores envolvidos, e estimula a participação de todos os interessados no estudo de questões relacionadas ao tema Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.

OBJETIVOS

  • Ampliar a discussão sobre Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, com foco em Saúde e Ambiente, Saúde do Trabalhador e Emergência em Saúde – COVID 19;
  • Possibilitar uma discussão interdisciplinar;
  • Possibilitar um olhar ampliado e prospectivo sobre a situação em tela;
  • Incentivar a realização de análises e estudos sobre a relação COVID19, saúde, ambiente e sustentabilidade.

1ª Sessão
Panorama geral e sistêmico.  A pandemia na perspectiva do futuro
Horário: 10h às 12h

  • Moderador
    Guilherme Franco Netto Coordenador da área de ambiente - VPAAPS/Fiocruz
  • COVID 19 e determinantes sociais, econômicos e ambientais
    Paulo Buss Coordenador do Centro de Relações Internacionais - CRIS/Fiocruz
  • Panorama sanitário da pandemia e escala global com ênfase na América Latina. Cenários futuros para a vigilância em saúde
    Socorro Alessandra Soroa (a confirmar) Representante da Organização PanAmericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil
  • COVID e equidade Nísia
    Trindade Presidente da Fiocruz

2ª Sessão
A pandemia sobre a perspectiva da Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.
Horário: 14h30 às 16h30

  • Moderador
    Guilherme Franco Netto Coordenador da área de ambiente - VPAAPS/Fiocruz
  • Mecanismos adotados pela Fiocruz frente a pandemia
    arco Menezes Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde – Fiocruz
  • A pandemia e as populações de alta vulnerabilidade: povos indígenas
    Ana Lucia Pontes Pesquisadora da ENSP/Fiocruz
  • Cenários atuais na perspectiva da epidemiologia
    Christovam Barcellos Coordenador do Laboratório de Informação em Saúde do ICICT/Fiocruz
  • Panorama estruturante voltado para os caminhos e reflexões a seguir - saúde e economia, complexo industrial da saúde
    Carlos Gadelha Pesquisador da ENSP/Fiocruz