Você está aqui

Piracicaba - SP (353870)

Código: 
353870
Nível: 
Município

Informações no sistema

Período: 2.007 a 2.018
Número total de vínculos (RAIS): 2.201.589
Número total de registros de acidentes e doenças do trabalho (AEAT): 45.526
Número de notificações de agravos relacionados ao trabalho (SINAN): 4.372

“Antes de considerar os operadores os principais causadores do acidente, é preciso compreender que eles são os herdeiros dos defeitos do sistema, criados por uma concepção ruim, uma instalação malfeita, uma manutenção deficiente, e por decisões errôneas da direção (...) A comunidade que trabalha na área da confiabilidade humana vem tomando consciência de que os esforços empreendidos para descobrir e neutralizar esses erros latentes terão resultados mais benéficos na confiabilidade dos sistemas do que as tentativas pontuais de reduzir erros ativos” (dos operadores)

Michel Llory é um dos grandes especialistas mundiais em análise de acidentes com trabalhos. Depois de estudar engenharia, passou 27 anos no Centre de Recherches d’Electricité de France, onde criou e geriu um departamento de pesquisa sobre grandes riscos, acidentes industriais, causas humanas desastres e formas de prevenção.

Município Sede: 
Telefone: 
(19) 3437-7800
(19) 3437-7849
(19) 3437-7929

A Secretaria de Saúde de Piracicaba realiza neste mês de fevereiro o processo seletivo de admissão ao primeiro ano do Programa de Residências Médicas do unicípio. Serão oferecidas 30 vagas em nove especialides – medicida de família e comunidade, ortopedia, cardiologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral, medicina do trabalho e urologia.

Entre os habitantes havia operários, mulheres e uma criança de três anos. Responsáveis pela obra têm até esta terça-feira para realojar funcionários.

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e a coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Piracicaba, Clarice Bragantini, apresentaram ao secretário de Saúde do município, Pedro Mello, os detalhes do projeto de pesquisa “Acidente de trabalho: da análise sociotécnica à construção de mudanças”, realizado pelo serviço de saúde do trabalhador piracicabano em parceria com instituições acadêmicas.

Cidade teve 5.217 ocorrências durante 1º semestre de 2014, diz Cerest. Segundo Centro de Referência, 14% dos casos acontecem em máquinas.

Durante o primeiro semestre de 2014, Piracicaba (SP) registrou 5.217 casos de acidente de trabalho. De acordo com dados divulgados pelo Centro Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), 14% das ocorrências foram com máquinas e equipamentos; 26% foram registradas em empresas metalúrgicas. Nesta terça-feira (29), um torneiro mecânico de 48 anos foi internado após ser atingido por uma ferramenta na região do tórax.

Convidamos os gestores/prestadores/trabalhadores da saúde e controle social (conselhos de saúde, cist/comsepre, sindicatos...) Para participar e discutirmos a saúde do trabalhador nos 26 municípios da região de abrangência dos cerests Piracicaba e Rio Claro e elegermos delegados representantes para a conferência macrorregional a ser realizada em Campinas de 19 a 21 de março de 2014.

Data: 12/03/2014 - 09 às 15 horas

Local: Fumep - Piracicaba

A oficina é iniciativa do Ministério Público do Trabalho, com o objetivo de articular as entidades, serviços e técnicos que trabalhom com o tema para a troca de experiências e potencialização das ações.

Data: 09/12/2020
Horario: 14h às 17h

Acesso: https://bit.ly/2VRMmlM

1. Abertura MPT – 4ª Região 
Procuradora Aline Zerwes Bottari Brasil