Você está aqui

Piracicaba realiza processo seletivo para residências médicas

A Secretaria de Saúde de Piracicaba realiza neste mês de fevereiro o processo seletivo de admissão ao primeiro ano do Programa de Residências Médicas do unicípio. Serão oferecidas 30 vagas em nove especialides – medicida de família e comunidade, ortopedia, cardiologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral, medicina do trabalho e urologia.

O edital com os detalhes do processo seletivo foi publicado no DOM (Diário Oficial do Município) nesta sexta-feira (6). Segundo o documento, as inscrições serão abertas no dia 18 de fevereiro e poderão ser feita no site da Secretaria de Saúde, no endereço eletrônico www.saude.piracicaba.sp.gov.br. As inscrições seguem somente até o dia 20 de fevereiro.

A prova objetiva, com questões de múltipla escolha, será aplicada no dia 22 de fevereiro (domingo), a partir das 9h, em local que será divulgado no site da Saúde. A previsão da secretaria é relizar a matrícula dos aprovados nos dias 27 e 28 de fevereiro. “Estamos tendo toda essa celeridade no processo por conta de nosso pedido de credenciamento das residências ter sido aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) no final de janeiro. Se não fizermos dessa maneira, teremos residentes no município somente em 2016 e nosso objetivo é adiantar esse processo”, afirmou o médico Rogério Antonio Tuon, da Coreme (Comissão de Residência Médica de Piracicaba).

O credenciamento das residências médicas de Piracicaba foi aprovado pela CNRM no dia 22 de janeiro e o município tem até o dia 28 de fevereiro para cadastrar os residentes interessados, já que os programas de residência médica em todo o país têm início em 2 de março.

A aprovação foi obtida após o pedido de credenciamento, realizado em setembro. O processo contou ainda com a visita de um representante da CNRM, que veio à cidade em dezembro para avaliar a documentação e conhecer a estrutura de saúde do município e dos hospitais parceiros no programa – HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) e Santa Casa.

Clique aqui e confira o edital completo do processo seletivo.

Confira abaixo as especialidades, número de vagas e tempo de duração das residências que serão ofertadas pela Secretaria de Saúde de Piracicaba neste processo seletivo:

Tabela 1 – Programas de Acesso Direto:

Especialidade

Vagas

Duração do Programa

Medicina de Família e Comunidade

10

02 anos

Ortopedia e Traumatologia

4

03 anos

Pediatria

4

02 anos

Ginecologia e Obstetrícia

4

02 anos

Clínica Médica

2

02 anos

Cirurgia Geral

2

02 anos

Medicina do Trabalho

2

02 anos

Tabela 2 – Programa com pré-requisito de 02 (dois) anos em Clínica Médica, já cumpridos em programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM, para a área de Cardiologia:

Especialidade

Vagas

Duração do Programa

Cardiologia

1

02 anos

Tabela 3 – Programa com pré-requisito de 02 (dois) anos em Cirurgia Geral, já cumpridos em programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM, para a área de Urologia:

Especialidade

Vagas

Duração do Programa

Urologia

1

03 anos