Segundo a psicóloga do trabalho e coordenadora do Cerest, Denise Moreira, o objetivo da ação é possibilitar ao trabalhador a compreender o que o tem levado a perder o controle emocional
O estresse do trabalhador da saúde será o foco das próximas atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió da Secretaria Municipal de Saúde, que ministrará, nas unidades do município, um curso para debater a questão e ajudar os profissionais da área a evitar que esse mal interfira e prejudique sua saúde mental e sua produtividade.
Reunião realizada nesta segunda-feira (16) avaliou inclusão das notificações de disfonias relacionadas ao trabalho em sistema de informação ambulatorial
Marcando o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta segunda-feira (16) uma reunião para discutir o protocolo nacional de identificação dos casos de disfonia – alteração na voz – relacionada ao trabalho. O documento, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), é destinado a toda a rede de atenção.
Evento reuniu gestores e profissionais que atuam com saúde e segurança do trabalho da Sesau
Foi iniciada nesta segunda-feira (24) a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), evento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do setor de Coordenação de Gestão de Pessoas. A meta é promover debates sobre a saúde e segurança dos trabalhadores da área.
O documentário A Vida não é Experimento, lançado na última sexta-feira (26) pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) já está disponível na internet, no canal do SINPAF no youtube.
A Coordenação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió consolidou o trabalho que vem realizando à frente da gestão do Centro, no último dia 2, com a formalização e implantação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) Regional de Maceió, considerada o maior desafio das ações de desenvolvimento planejadas pela equipe, definidas no Plano de Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Este é um livro que extrapola o âmbito de abrangência da pesca artesanal. Os estudos e experiências aqui retratadas podem servir de interesse aos profissionais do campo da saúde do trabalhador e da saúde pública que, finalmente, dispõem de uma obra temática e compartilhada por diversos autores, com informações técnicas e científicas extensivas às categorias não assalariadas, agrícolas, artesãs, tradicionais ou não, que estão desassistidas no direito universal à atenção à saúde do trabalhador.
A equipe CEREST saiu de Maceió para o município de Junqueiro/AL, logo cedo, chegando a este município às 08 horas da manhã. Assim que o secretário de saúde deste município se apresentou fez a abertura do evento, iniciando a programação do CEREST Maceió que realizou no dia 09 de abril de 2013 o “i seminário em saúde do trabalhador de Junqueiro”.