Você está aqui

I seminário em Saúde do Trabalhador de Junqueiro (AL)

A equipe CEREST saiu de Maceió para o município de Junqueiro/AL, logo cedo, chegando a este município às 08 horas da manhã. Assim que o secretário de saúde deste município se apresentou fez a abertura do evento, iniciando a programação do CEREST Maceió que realizou no dia 09 de abril de 2013 o “i seminário em saúde do trabalhador de Junqueiro”.

A parceria foi firmada através do contato do engenheiro de segurança do trabalho Allan Vagner loureiro e a assistente social Hildeth Neiva sobrinha com a enfermeira Kátia Pinheiro, coordenadora geral do hospital do município de Junqueiro. Depois deste contato, Kátia conversou com a coordenadora do CEREST Denise Moreira, na qual solicitou que a mesma mobilizasse os servidores públicos da saúde para participarem deste evento de grande importância para a população.

Cerca de cem participantes da área de saúde se fizeram presentes. O auditório do hospital ficou completamente cheio. A equipe do CEREST teve como critério apresentar a sociedade deste município a sua referência focada na saúde do trabalhador. Estiveram participando deste seminário: médicos, enfermeiros, agentes de saúde, alguns representantes de outras secretarias e demais servidores de Junqueiro.

Este seminário foi articulado pela coordenadora do CEREST regional de Maceió Denise Moreira, pelo engenheiro de segurança do trabalho Allan Loureiro e pela assistente social Hildeth Neiva. A psicóloga Denise Moreira aproveitou o evento para apresentar o novo coordenador do CEREST, o médico do trabalho Alvaro pinto de Azevedo Filho, logo, na qual o mesmo já se encontra assumindo as atividades, respondendo pelo CEREST regional de Maceió.

O evento estava muito organizado mediante um público bastante interessado, onde fez diversas perguntas aos palestrantes: Dr. Álvaro pinto de Azevedo filho, psicóloga do trabalho denise moreira, engenheiro de segurança do trabalho Allan Vagner Loureiro, o médico do trabalho Dr. José Gonçalo filho e o técnico de segurança do trabalho João deJjesus.

Tendo como base a criação do i núcleo em saúde do trabalhador de Junqueiro para que exista uma maior integração com o CEREST, na qual este núcleo será responsável por todas as notificações de agravos e acidentes de trabalho.

A psicóloga do trabalho Denise Moreira mostrou a importância de se criar este núcleo da saúde do trabalhador em cada município para que haja maior integração com o CEREST e desta forma, possa obter um maior resultado, com fidedignidade aos números de notificações de agravos e acidentes do trabalho, saindo definitivamente do campo da subnotificação.

O secretário de saúde de Junqueiro se colocou a disposição para efetivação da criação do núcleo em saúde do trabalhador. Agradeceu pela iniciativa do CEREST Maceió e o quanto se sentiu honrado por este momento.

A programação foi cumprida de acordo com a programação do CEREST e assim ficou definido que no dia 02 de maio estarão de volta a este município para formalização do núcleo: a psicóloga do trabalho do CEREST Denise Moreira, a enfermeira do trabalho Léa Cynthia (parceira), a assistente social do CEREST Hildeth Neiva e a coordenadora do hospital de Marechal Deodoro Renata Mariele (parceira). Este núcleo será responsável de notificar todos os agravos e acidentes de trabalho de Junqueiro.

...é o CEREST Maceió ampliando as suas ações para atingir os seus 28 municípios de abrangência!!!