Você está aqui

Usinas de açúcar e álcool de Pernambuco fazem acordo para melhorar segurança

Usinas de açúcar e álcool de Pernambuco fazem acordo para melhorar segurança

São Paulo – A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga delegacia regional) de Pernambuco assinou hoje (29) um termo de compromisso com 17 usinas de açúcar e álcool para adequação dessas empresas a normas regulamentadoras (NRs) de saúde e segurança. Segundo a SRTE, o acordo beneficia aproximadamente 100 mil trabalhadores no estado.

“O termo é resultado de ações da fiscalização do trabalho, denominada Operativo Rural 2012, realizada em setembro deste ano, quando foram interditadas três usinas por irregularidades graves de segurança e saúde nos ambientes industriais”, diz a superintendência. Entre essas irregularidades, são citados problemas no aterramento de máquinas e estruturas metálicas, falta de proteção em áreas consideradas perigosas, plataformas com risco de queda e operações irregulares “com atmosferas potencialmente explosivas”.

“É um grande avanço na melhoria das condições de segurança e saúde dos trabalhadores de um dos setores mais importantes economicamente para Pernambuco, o sucroenergético”, afirmou a chefe do Setor de Segurança e Saúde do Trabalhador da SRTE, Simone Holmes. Pelo termo de compromisso, as usinas terão de adequar às NRs 10 (segurança em instalações e serviços de eletricidade), 12 (segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) e 13 (caldeiras e vasos de pressão).

Campanha salarial

A campanha salarial do cortadores de cana de Pernambuco foi fechada na semana passada, com aumento do salário para R$ 660, reajuste de 10% sobre o valor na data-base (1º de outubro) em 2011 e de 4,1% em relação ao que vigorou de janeiro a setembro deste ano (R$ 634). Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura, foram negociadas 100 cláusulas sociais, durante sete rodadas de negociação, dos dias 9 a 26.

 

Unidades territoriais: