Você está aqui

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) debaterá As relações entre saúde e exposição aos resíduos siderúrgicos: o conflito socioambiental no Volta Grande IV a partir dos seus moradores, na próxima edição da série debates intitulado ‘Encontros do Cesteh’. Marcado para o dia 21 de agosto, das 12 às 14 horas, a atividade contará com a participação da pesquisadora do Cesteh/ENSP, Fátima Moreira e da doutoranda da ENSP, Gilmara da Costa Silva.

Sobre o projeto Volta Grande

As Epistemologias do Sul e a Socianálise são relevantes na elaboração e implantação de projetos multidisciplinares voltados à Saúde, os quais envolvem realidades diversas o que poderá ocasionar rupturas se não se considerar a ideia de que o mundo é epistemologicamente diverso e excludente.

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizará o evento Integralidade em Saúde: desafios para o cuidado em saúde do trabalhador no dia 19 de julho, das 14h às 16h, no salão internacional da Escola.

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, 15 de julho, a portaria interministerial que regulamenta o Decreto nº 7.385, de 8 de dezembro de 2010, que instituiu o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e suas diretrizes.

A portaria também regulamenta o ingresso de novas instituições de ensino na Rede, que atualmente tem 16 participantes. Em breve, será lançado o edital de chamamento para as universidades que tiverem interesse de fazer parte da Rede UNA-SUS.

A relação entre justiça ambiental e saúde pública será o eixo central da aula magna que marca a abertura do ano letivo da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília). Com o tema “Diálogos Justiça ambiental e saúde: perspectivas para reinventar nosso futuro”, o evento contará com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da produtora cultural e comunicadora Marcele Oliveira, ativista climática e campeã da juventude para a COP30. A mediação será conduzida pelo vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel.