Você está aqui

Estratégias de VISAT relacionadas ao amianto, sílica e benzeno

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá, no dia 27 de julho, aula aberta do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador com o tema Estratégias de Vigilância em Saúde do Trabalhador relacionadas ao amianto, silíca e benzeno: Por onde caminhamos? A atividade contará com a participação de Regina Dal Castel Pinheiro, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Catarina (Cerest/SC), Fátima Sueli Neto Ribeiro, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Simone Alves do Santos, diretora técnica da Divisão de Saúde do Trabalhador, do Centro de Vigilância Sanitária e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/SP). A atividade, marcada para às 13h30, no salão internacional da ENSP, é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O pesquisador do Cesteh/ENSP Luiz Carlos Fadel mediará o debate, que será coordenado pelas pelas também pesquisadoras do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador, Ana Maria Cheble Braga e Simone Oliveira. 

Sobre o Mestrado em Vigilância em Saúde do Trabalhador

Fruto da parceria com a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/DSAST), o Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador tem o objetivo de contribuir para consolidação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) como campo de práticas diversificadas de Vigilância em Saúde do Trabalhador. O MP-VISAT é dirigido a servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal, vinculados à Renast, do quadro efetivo de pessoal, seja por atuação direta nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), seja por colaborarem com suas ações em organismos parceiros.

O curso é coordenado pelas pesquisadoras Ana Maria Cheble Bahia Braga e Simone Santos Oliveira, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, e busca responder à necessidade de formação avançada dos profissionais vinculados à Renast, identificada pela CGSAT, decorrente da necessidade de formação nesse campo apontada pelos Centros Regionais de Saúde do Trabalhador. O Mestrado Profissional visa ao fortalecimento da Renast e à implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo a participação direta das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A estrutura do curso é orientada também no sentido de consolidação da capacidade de atuação dos profissionais na formação de novos atores e na multiplicação de experiências em Vigilância em Saúde do Trabalhador, visando à consolidação dos serviços.