Informativo: Morbimortalidade relacionada ao acidente de trabalho na área de influência do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro

Este informativo é fruto de estudo referente ao Edital de Chamamento Público no 020/2013 – Estudos e Pesquisas Aplicadas em Vigilância em Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS)/Ministério da Saúde (MS).

O objetivo do estudo foi elaborar análise descritiva dos acidentes de trabalho e das mortes deles decorrentes ocorridos no entorno de grandes empreendimentos, como o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). 

Trata-se de estudo descritivo baseado em informações de saúde pública obtidas nos bancos de dados oficiais do governo federal e de livre acesso ao público. Os procedimentos utilizados neste estudo são de caráter epidemiológico sobre dados populacionais por município. Desse modo, não envolvem nenhuma coleta de amostras fisiológicas ou dados clínicos nem utilizam dados individuais, o que torna impossível prejudicar pessoas da população em estudo.