Você está aqui

Professores lançam manual para saúde do trabalhador

O manual “O Agente Comunitário de Saúde e o cuidado à saúde dos trabalhadores em suas práticas cotidianas” foi lançado no VI Encontro Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), que aconteceu entre os dias 19 a 21 de setembro, em Brasília. O guia está disponível na versão online pelo endereço: renastonline.ensp.fiocruz.br

A publicação tem como principal objetivo apoiar os processos de qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para o desenvolvimento do cuidado à saúde dos trabalhadores em suas práticas cotidianas. “O manual é a contribuição da Faculdade de Medicina para consolidação das ações de saúde do trabalhador no SUS” diz a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Elizabeth Dias.

Elizabeth coordena o projeto de pesquisa “Desenvolvimento de conceitos e instrumentos facilitadores da inserção de ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Primária”, parceria do MPS com a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGSAT), que resultou na publicação do Manual.

Além da coordenadora do projeto, também estiveram presentes no Renast os professores Tarcísio Márcio Magalhães, Ada Ávila Assunção e Jandira Maciel, todos do Departamento de Medicina Preventiva e Social.

Por jornalismo@medicina.ufmg.br.