Você está aqui

Cuidando da Saúde dos Trabalhadores: cartilha para agentes comunitários de saúde

Esta Cartilha foi organizada a partir dos resultados do estudo realizado com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Município de Betim – MG, sobre as ações de Saúde do Trabalhador, que desenvolvem em seu cotidiano de trabalho. O estudo integra o Projeto “Desenvolvimento de conceitos e instrumentos facilitadores da inserção de ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Primária de Saúde, no SUS”, conduzido por pesquisadores do Serviço Especial de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas e do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a equipe técnica da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGSAT/DSAST/SVS-MS).

Os ACS são atores fundamentais para a atenção integral à saúde dos trabalhadores no SUS enquanto mediadores das relações entre a população e a equipe de saúde da APS. Eles estabelecem vínculos e relações de confiança com os usuários e detêm um conhecimento singular sobre o território e as condições concretas de vida e saúde da população trabalhadora. Em suas práticas cotidianas, coletam informações importantes para o planejamento e gestão do cuidado, no âmbito da vigilância, assistência e promoção da saúde.

Referência bibliográfica: 

Guia do ACS – O Agente Comunitário de Saúde e o cuidado à saúde dos trabalhadores em suas práticas cotidianas / organizado por Thaís Lacerda e Silva e Elizabeth Costa Dias– Belo Horizonte, Nescon/UFMG, 2012.