Cerest organiza Curso Básico de Formação de Agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador

BRASÍLIA (27/06/2016) ‐ Durante a semana passada foi realizado na Escola de Governo do DF o Curso Básico de Formação de Agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador, organizado pela Diretoria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest/SVS/SES, em parceria com o Ministério da Saúde, e Coordenado pelo professor Luis Carlos Fadel de Vasconcelos, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENPS/Fiocruz/Rio de Janeiro).

A finalidade foi formar profissionais de saúde e representantes dos trabalhadores como agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) do SUS, enquanto prioridade da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Portaria Nº 1.823, de 23/08/2012).

A turma foi composta por 37 participantes, entre eles, técnicos do Cerest-DF, Auditores da Vigilância Sanitária, outros profissionais de saúde, membros de Sindicatos e servidores do Ministério da Saúde. Além do coordenador do Curso, 3 facilitadores contribuíram com a realização de Inspeções de ambientes e processos de trabalho, tendo sido indicado pelos representantes sindicais um banco, uma lavanderia, uma obra da construção civil e a atividade de Agentes Comunitários de Saúde. Os alunos de cada grupo finalizarão os Relatórios de Inspeção para fazer uma devolutiva aos trabalhadores e empregadores sobre as melhorias necessárias para se garantir a saúde dos trabalhadores dos locais vistoriados.

Seguem alguns depoimentos de alunos:

Karolynne Cordeiro, aluna do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília: O curso foi simplesmente maravilhoso, a capacidade do professor Luis Carlos Fadel e da facilitadora tiveram de passar o conteúdo com propriedade foi fantástica! Esse curso é realmente importante para os profissionais de saúde e tem que ser propagado, porque com ele conseguimos ter uma visão de que a Vigilância em Saúde do Trabalhador é muito mais do que só olhar o cumprimento de algumas Normas Regulamentadoras, é muito mais que vigilância epidemiológica, é muito mais do que uma vistoria de produtos – é muito ampla. Conseguimos aprender muitas coisas, o que é Saúde do Trabalhador, o conceito de interdisciplinaridade e intersetorialidade. É importante ressaltar a importância do Cerest em propagar esses conhecimentos aos profissionais de saúde.

Tiago Neiva, conselheiro do Conselho de Saúde do DF, representante do Sindicato dos Médicos: O Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador, promovido em parceria do Cerest-DF com a Fiocruz, é uma iniciativa louvável, um sopro de esperança para milhares de trabalhadores que vivenciam situações adoecedoras, aflitivas, e que impactarão na própria saúde e nas perspectivas futuras de suas famílias. Somente com um amplo engajamento dos serviços públicos, privados, gestores, empresários e trabalhadores, profissionais das mais variadas formações, é que poderemos abranger as realidades dos ambientes laborais, conhecer as necessidades e propor transformações abrangentes, capazes de garantir os direitos dos trabalhadores de um trabalho que seja fonte de prazer, de saúde e de vida.

Maria Aparecida Murr, perita do INSS e membro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, do Conselho de Saúde do DF: Acredito que este curso tenha provocado não só em mim, mas em todos os participantes, o desejo de modificar o cenário atual da saúde do trabalhador. Aguçando nossa sensibilidade e educando nosso olhar, ou seja, serviu como fonte de motivação para uma mudança de paradigma.

João Barbosa, 1º Secretário do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB): Um excelente curso, tanto na organização quanto no conteúdo das questões discutidas nos cinco dias. As questões apresentadas são atuais, a pontualidade uma  coisa de japonês, o lanche ótimo, o professor excelente - tudo maravilhoso!

Etieno de Sousa, Secretário Geral do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do DF (SINDVACS- DF): O curso é de suma importância para capacitação de todos os trabalhadores, sindicatos, Cerest, Ministério da Saúde e qualquer outro órgão/entidade que tenha pretensão de atuar na área de Saúde do Trabalhador. Com o curso, podemos ver o trabalhador de outra forma e aprender mais e nos empoderar sobre a legislação. Aconselho a todos que tiverem oportunidade e espero que outros membros de sindicatos possam participar porque, com certeza, é um curso que soma muito para quem tem essa visão de cuidar da Saúde do Trabalhador, não só na minha área.

Jorge Machado, Coordenador da área técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CSAT): Eu destaco dois aspectos da formação em Vigilância em Saude do Trabalhador realizada pela Secretaria de Saúde do DF . 1 - a natureza da experiência de formação-ação, um aprendizado diretamente associado à prática, com ênfase na atividade de inspeção sanitária, integrada com a vigilância sanitária, e participativa, em contato direto com representantes  sindicais e em um processo de escuta dos trabalhadores diretamente envolvidos nos locais de trabalho. 2- a abertura de processos contínuos de vigilância, qualificando a ação com uma metodologia de saúde coletiva, inerente ao campo da saúde do trabalhador

Terezinha Reis, técnica da CSAT do Ministério da Saúde: A concretização da realização  do curso básico de Visat para os profissionais da Rede SUS do DF, foi de extrema importância, uma oportunidade impar para que nós profissionais pudéssemos aprimorar os conhecimentos em saúde do trabalhador, especialmente a metodologia prática voltada para a inspeção objetivando a vigilância da saúde dos trabalhadores, outro ponto importante a destacar foi o empenho do Cerest DF na pessoa da Claudia Magalhães que buscou as melhores  formas  e  parcerias para que o curso pudesse acontecer no DF, de forma intra e intersetorial  o que com certeza trará avanços para a efetivação das ações desenvolvidas pelo Cerest.

Fonte: SES DF, 26/06/2016