Você está aqui

Mato Grosso do Sul (50)

Código: 
50
Nível: 
Estado

Informações no sistema

Período: 2.007 a 2.018
Número total de vínculos (RAIS): 11.396.295
Número total de registros de acidentes e doenças do trabalho (AEAT): 116.034
Número de notificações de agravos relacionados ao trabalho (SINAN): 21.493

A Prefeitura de Dourados, através do Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador) tem realizado diversas visitas a empresas de Dourados e região com as Ações Preventivas em Saúde do Trabalhador, conforme demanda de casos notificados. A ação envolve médico, psicóloga, enfermeira e fisioterapeuta. No dia 13 a visita será no Núcleo de Confecções Margarida Ojeda Rojas, no BNH 4º Plano.

A Prefeitura de Dourados, através do Cerest (Centro Regional de Referência à Saúde do Trabalhador) fez visita a empresas dos bairros para orientar os funcionários sobre prevenção e aplicação dos conceitos de Saúde do Trabalhador em suas atividades diárias.

É imensa a sensação de dever cumprido e alegria que a Coordenação do 1º Curso de Especialização a Distância de Epidemiologia em Saúde do Trabalhador, (Cepist I), o Instituto de Saúde Coletiva e a Universidade Federal da Bahia apresentam ao público uma seleção de monografias de conclusão deste curso. Foi durante a gestão do Sr. Carlos Vaz, à frente da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT), que foram iniciadas as tramitações para a oferta desse Curso, o primeiro no Brasil sobre esta temática.

Falhas na coordenação do trabalho de órgãos da agricultura, saúde e meio ambiente responsáveis pelo monitoramento do uso de agrotóxicos no país limitam muito a capacidade do governo de evitar que alimentos contaminados cheguem à mesa dos brasileiros. O problema foi apontado pelos participantes de audiência pública realizada nesta quinta-feira (22) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O benzeno, um dos principais componentes dos combustíveis, que matou o frentista Gilberto Filiu, em Dourados, no ano passado, está sendo pesquisado pelo engenheiro de segurança do trabalho Albertoni Martins da Silva Júnior, especialista em higiene ocupacional pela Poli/USP e Especialista técnico  Hazmat, pela Universidade do Texas – USA e perito em insalubridade e periculosidade da Justiça do Trabalho.

A Prefeitura de Dourados, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza nesta sexta-feira a APST (Ação Preventiva em Saúde do Trabalhador), na Empresa Metalúrgica Araújo, na Vila Ipiranga. As ações preventivas fazem parte da programação que visa cumprir as metas estabelecidas no Plano de Ação 2012, tendo como finalidade atender as diretrizes voltadas à Política de Saúde do Trabalhador.

Termina hoje a inscrição para o curso Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. Neste primeiro semestre de 2012 serão oferecidas 400 vagas em modalidade semipresencial.

A Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador/DSAST/SVS/MS lança mais um protocolo para compor a série de Publicações “Complexidade Diferenciada”, com o intuito de atender os trabalhadores com suspeita de agravos à saúde relacionados ao trabalho, oferece recomendações e parâmetros para seu diagnóstico, tratamento e prevenção. Trata-se, pois, de dotar os profissionais do SUS de mais um instrumento para o cumprimento de seu dever enquanto agente de Estado, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e, por conseguinte, para a garantia de seu direito à saúde.