Você está aqui

Trabalho & Saúde - Revista do DIESAT - No. 46 - Março 2021

Abas primárias

A revista Trabalho & Saúde em sua edição nº 46 é apresentada no início de mais um ano de incertezas em relação ao contexto sanitário, ao acesso à Saúde e à Seguridade Social e com condições cada vez mais vulnerabilizadas de trabalho, ou ainda, da falta dele. Cenário que impacta diretamente o campo da Saúde do Trabalhador, trazendo muitos desafios de resistência.

O DIESAT segue firme em seu propósito de assessorar, pesquisar e formar trabalhadores para ação. Para continuarmos é preciso que cada vez mais o movimento sindical fortaleça a entidade. Filie-se!

De grande importância, seguimos na atuação da Rede de informações e comunicação sobre a exposição de trabalhadores e trabalhadoras ao SARS-CoV-2 no Brasil. Tal trabalho visa contribuir com produção e disseminação de informações sobre o enfrentamento a pandemia, para orientar a prevenção da saúde dos trabalhadores. Assim como, desenvolver instrumentos de registro da situação de exposição dos trabalhadores, para subsidiar o trabalho dos encarregados de políticas na tomada de decisões. O registro dados sobre saúde e condições de trabalho será coletado por meio de questionário on-line, disponível na plataforma RedCap, cujo link se encontra diretamente na matéria contida nesta publicação.

Outro feito importância é a testagem massiva para COVID-19. Convidamos Débora Raymundo Melecchi, farmacêutica formada pela UFRGS, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos RS, Diretora da Federação Nacional dos Farmacêuticos e Conselheira Nacional de Saúde para nos informar da importância da ação.

A violência no trabalho, através do assédio moral, é outro componente que afeta a saúde da classe trabalhadora. Roberto Heloani, Professor Titular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Margarida Barreto, Médica do Trabalho, doutora em Psicologia Social que juntos publicaram o livro “Assédio Moral: gestão por humilhação” nos brindam com um texto informativo e denunciativo sobre as condições em que estão submetidos trabalhadores, muitas vezes invisilizadas e deslegitimadas.

O Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, nos concedeu uma entrevista em que nos informa a atuação do CNS em relação aos retrocessos ao direito à saúde, sobre o desfinanciamento do SUS e os impactos na saúde dos trabalhadores.

Convidamos também Márcia Aliaga, Procuradora Regional do MPT e Coordenadora Nacional da CODEMAT, e Luciano Leivas, também Procurador do MPT e Vice Coordenador Nacional da CODEMAT, que nos apontam reflexões sobre o papel do Ministério Público do Trabalho - MPT na defesa do meio ambiente do trabalho e da saúde o trabalhador em busca de transformação social.

Essa edição inaugura o mural DIESAT, espaço em que serão divulgadas as ações e atividades que se aliam às questões de saúde e trabalho.

Participe através do e-mail: diesat@diesat.org.br.
Boa leitura!

Edison Flores
Presidente Nacional do DIESAT

Equipe Editorial:

Daniele Correia – Socióloga, Assistente Social e mestra em Serviço Social, membro da equipe técnica do DIESAT.
Eduardo Bonfim da Silva – Administrador, especialista em Saúde do Trabalhador e coordenador técnico do DIESAT.
Maria do Socorro Reis Cabral – Mestra em Serviço Social, docente da PUC/SP e coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida e Saúde.
Thiago Loreto de Oliveira – Assistente Social, pós-graduado em residência multiprofissional e membro do CEREST Guarulhos/SP.
Vinícius Figueira Boim – Assistente Social, especialista em Saúde do Trabalhador e membro do CEREST (Lapa) São Paulo/SP.
Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho
 

Diagramação:
Vinícius Anéli da SIlva
PRESIDENTE NACIONAL
Edison Flores Lima Filho – SINTAEMA-SP
VICE-PRESIDENTE NACIONAL
Elenildo Queiroz Santos – STI Metalúrgicos de Guarulhos
VICE-PRESIDENTE ESTADUAL – SP
João Donizeti Scaboli – FEQUIMFAR-SP
DIRETOR NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
Francisco Pereira de Lima – Sindicato dos Marceneiros de SP
DIRETOR NACIONAL DE FINANÇAS
Alex Ricardo Fonseca – STI Químicos de SP
DIRETOR NACIONAL DE DIVULGAÇÃO E CULTURA
Daniel Paulo Ferreira de Lima – SEEL / SP
DIRETOR NACIONAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
José Jurandir Alves Lopes - FENATEMA
DIRETOR NACIONAL DE PROJETOS E PESQUISAS
Arnaldo Marcolino da Silva Filho – Sindicato dos Radialistas de SP
DIRETOR NACIONAL DE RELAÇÕES SINDICAIS
José Freire da Silva - FETQUIM-CUT / SP
CONSELHO FISCAL
Benedito Pedro Gomes – Sindicato dos Padeiros de SP
Regina Lúcia Strepeckes – Sindicato dos Eletricitários de SP
Gilberto Almazan – STI Metalúrgicos de Osasco e Região