Você está aqui

Ubá - MG (316990)

Código: 
316990
Nível: 
Município

Informações no sistema

Período: 2.007 a 2.018
Número total de vínculos (RAIS): 467.851
Número total de registros de acidentes e doenças do trabalho (AEAT): 7.628
Número de notificações de agravos relacionados ao trabalho (SINAN): 711

O CEREST-Ubá, assumindo seu papel de responsabilidade pela prevenção da Saúde dos Trabalhadores, vem neste dia, divulgar um assunto tão importante e que merece cada vez mais destaque e atenção nos ambientes de trabalho.

Mas o que é ASSÉDIO MORAL?

O Assédio Moral é caracterizado por comportamentos abusivos, que expõem os trabalhadores de forma repetitiva e prolongada à situações que afetam sua integridade física e principalmente psíquica. Isoladamente, tal ato pode parecer inofensivo, mas como acontece de forma contínua, se torna destrutivo.

 No dia 28 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional de Prevenção as Lesões por esforço repetitivo (LER) Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT). Com o intuito de conscientizar a população sobre o tema, os fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá (Abel Alves Marcelo e Geovane Elias Guidini Lima)  e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, Rafaela Silva Oliveira de Faria, realizaram nesta semana ações educativas nas rádios nos meios de comunicação da cidade.

Com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam na atenção básica de saúde sobre o que é LER/DORT, como identificar e agir diante de possíveis casos, fatores de risco, entre outros, o CEREST - Ubá realizou entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março a “Semana de Combate e Conscientização de LER/DORT”.

O Dia Mundial da Voz, 16 de abril, teve uma programação especial em Ubá realizada pelo CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá). Cerca de 500 professoras da rede municipal de ensino participaram das palestras ministradas nos dias 19 e 20 de abril pelo fonoaudiólogo da Equipe do CEREST Adriano Avelino Ribeiro.

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST/Ubá e Conselho Municipal de Saúde, convida para o 1º Fórum do Trabalhador e da Trabalhadora da Região de Saúde de Ubá e Muriaé, a realizar-se dia 30 de abril, de 08h às 12:30h na Câmara Municipal de Ubá.

O CEREST de Ubá com o intuito de auxiliar as referências técnicas municipais em Saúde do Trabalhador na realização do Mapeamento do Perfil Produtivo Ocupacional (Resolução SES n° 3152/2012), criou um sistema de armazenamento de dados facilitando a consolidação, monitoramento e atualizações das ações, e também cooperando no direcionamento das ações de vigilância e promoção da Saúde do Trabalhador.

No dia 09 de maio de 2013, às 18:30, o CEREST promoveu um “Encontro com os Trabalhadores do Ramo da Costura”, uma ação em resposta ao Mapeamento do Perfil Produtivo realizado no Bairro Xangrilá, onde a atividade domiciliar mais evidente foi a costura. O evento foi realizado na Escola Professora Conceição Gomes Caputo, Curumim I.

Em consideração ao dia 12 de junho, que foi o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) realizou no dia 26 de junho de 2013, a ação “Diga NÃO ao Trabalho Infantil” em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Participaram da ação cerca de 20 crianças e adolescentes que frequentam oficinas oferecidas pelo CREAS.

Como ação de vigilância em saúde de população exposta ao agrotóxico, a Prefeitura Municipal de Ubá, através da Secretaria Municipal de Saúde junto ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ubá (CEREST), apóia o 16º Seminário Mineiro Sobre Produção Orgânica a se realizar no dia 07 de dezembro de 2013 (sábado), com início às 07h e término às 18h.