Vinculação de bancos de dados de acidentes do trabalho fatais dos Estados de São Paulo e Minas Gerais - 2006-2008 - Relatório Técnico - Bancos de Dados

Este relatório expõe os primeiros resultados da vinculação das bases de dados de registros administrativos – o Sistema d e Declaração de Óbitos da Fundação Seade, para o Estado de São Paulo, e do Sistema de Informações sobre Mo rtalidade – SIM, do Ministério da Saúde, para o Estado de Minas Gerais – com a base de Comunicação de Acidentes do Trabalho – CAT, do Ministério da Previdência Social, sobre acidentes do trabalho fatais ocorridos entre 2006 e 2008 nos respectivos Estados.

Aplicou-se o método de vinculação determinística entre as bases. As bases de dados utilizadas, com exceção da de óbitos do Estado de São Paulo, foram disponibilizadas pela Fundacentro por meio de contrato firmado com esse fim, com informações individualizadas e variáveis pessoais, como nome.

Essa vinculação permitiu avaliar o grau de preenchimento de campos comuns às duas bases, possibilitando o aperfeiçoamento de distintas informações de acidentes do trabalho obtidas de campos mal preenchidos, resultando na melhora da qualidade do preenchimento dos campos. As informações compõem uma base mais completa que pode subsidiar ações nas áreas de saúde do trabalhador.  

Palavras-chave: acidentes do trabalho, acidente do trabalho fatal, saúde do trabalhador, vinculação de bases de dados.