Você está aqui

STER de Guaraçaí apresenta estudo sobre o cultivo de abacaxi

Pesquisa em parceria com a FUNDACENTRO visa pauta específica para o setor

O Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Guaraçaí (STER) realizou na última terça-feira, 19 de junho, a apresentação dos resultados do estudo realizado sobre o cultivo da cultura do abacaxi na região.  Maria Cristina Gonzaga, pesquisadora da FUNDACENTRO-SP (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) demonstrou os dados referente à pesquisa feita em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalho (CEREST-Ilha Solteira), Universidade Federal da Paraíba e Conselho Municipal de Saúde.

Pesquisadora Maria Cristina (FUNDACENTRO) apresenta as luvas desenvolvidas após pesquisa canavieira (Foto: Israel Leitão/Arquivo Fetaesp)

A pesquisa teve como objetivo identificar os problemas que acometem os trabalhadores, como o “tanguá” (esgotamento por excesso de trabalho), as más condições na lavoura, as formas de produção, o trabalho formal e informal, o desenvolvimento de equipamentos específicos para esse cultivo, entre outras questões. Maria Cristina demonstrou uma luva que foi desenvolvida exclusivamente para o corte da cana com base nos resultados de uma pesquisa similar no setor e salientou que a medida deve ser incorporada também na colheita de abacaxis, sendo produzidos novos equipamentos de proteção individual (EPI) para auxílio dos trabalhadores.

José Mendes de Oliveira, presidente do sindicato de Guaraçaí afirma que a iniciativa visa à formação de uma pauta especifica de negociação para o setor de fruticultura, a ser inserida na próxima convenção coletiva, pois “o cultivo e colheita de abacaxis possui peculiaridades que devem ser tratadas com atenção pelos empregadores”.

O evento contou com a presença do corpo jurídico da Fetaesp, representado pelos advogados Israel Leitão e Rosani Queiroz. Para Israel a pesquisa é uma forma de avaliar as reais condições de trabalho no campo, destacando os acertos e buscando soluções para os erros. Ele ainda afirma que “conhecendo melhor os problemas enfrentados pelos trabalhadores podemos lutar por melhorias junto aos empregadores”.

Após a apresentação do estudo, foi aberto espaço para debate. Os empregadores apoiaram a pesquisa, mantendo-se favoráveis a continuidade da ação, que parte agora para sua segunda fase, aplicada ao trabalho de campo.

Acesse o relatório completo da pesquisa.

Fotografia: Israel Leitão/Arquivo Fetaesp - Pesquisadora Maria Cristina (FUNDACENTRO) apresenta as luvas desenvolvidas após pesquisa canavieira

Unidades territoriais: