Você está aqui

Fiocruz produz documentários sobre saúde do trabalhador rural

Contribuir para a melhoria das condições de vida, trabalho e ambiente em setores do agronegócio. Essa é a proposta dos documentários Linha de corte e Nuvem de veneno, produzidos pela VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz. As produções foram dirigidas por Beto Novaes, professor e pesquisador do Instituto de Economia da UFRJ, e fazem parte do projeto Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador e a Sustentabilidade no Agronegócio, coordenado pelo pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Carlos Minayo, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso. Os vídeos serão lançados no dia 30 de outubro, às 14h, no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz.

Linha de corte (28 min) mostra o impacto do sistema de pagamento por produção na saúde do cortador de cana, que chega a cortar 52 toneladas de cana por dia, desnudando a precariedade do trabalho no interior dos canaviais das modernas usinas paulistas, cenário de pouca visibilidade social. Nuvens de veneno (23 min) expõe as preocupações com as consequências do uso de agroquímicos no ambiente, especialmente na saúde do trabalhador. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, algodão, milho e também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos.

O projeto Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador e a Sustentabilidade no Agronegócio consiste na reflexão sobre o impacto do uso intensivo do agrotóxico na agroindústria da soja, milho e algodão no Estado do Mato Grosso, sobre a saúde coletiva, saúde do trabalhador e meio ambiente. No agronegócio da cana, as questões do projeto estão direcionadas a dimensionar as consequências do ambiente do trabalho e da superexploração do trabalhador na saúde dos cortadores de cana das usinas de São Paulo.

Os vídeos serão distribuídos para instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde e entidades da sociedade civil, principalmente sindicatos e associações profissionais. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mailvideosaúde@fiocruz.br, ou pelo telefone 2290-4745. 

Serviço: o Museu da Vida está localizado na Avenida Brasil, nº 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro.

Assista aos trailers: 

 

 

Unidades territoriais: