Você está aqui

São Paulo (35)

Código: 
35
Nível: 
Estado

Informações no sistema

Período: 2.007 a 2.018
Número total de vínculos (RAIS): 237.022.863
Número total de registros de acidentes e doenças do trabalho (AEAT): 2.587.430
Número de notificações de agravos relacionados ao trabalho (SINAN): 462.770

O CEREST Guarulhos convida as Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas dos municípios do Alto Tietê a participar do FÒRUM EM SAÚDE DO TRABALHADOR DO ALTO TIETÊ a realizar-se no dia 30/07/2012 às 8:30 horas no Município de Mogi Das Cruzes.

Endereço do evento: Sede do GVS VIII e GVE VIII, que fica na Av. Ezelino da Cunha Glória, s/nº  - Jardim Marica - Mogi das Cruzes.

A I Mostra Regional de Saúde do Trabalhador objetiva reunir profissionais da área da saúde e segurança do trabalho, seguridade social, controle social, sindicatos, trabalhadores e estudantes das áreas correlatas para compartilhar os diversos saberes e experiências, afim de otimizar as ações em saúde do trabalhador no seu município.

Dia: 05 de dezembro de 2012
Horário: Das 8:00 às 16:00 horas
Local: Auditório da UNIP Universidade Paulista em Jundiaí
Endereço: Av. Armando Giassetti, 577 – Trevo Itu/Itatiba - Jundiaí

É lei. Quando um trabalhador tem um acidente no trabalho ou alguma doença decorrente da atividade profissional, a empresa deve comunicar o fato ao INSS.

Rev. bras. saúde ocup. vol.38 no.127 São Paulo jan./jun. 2013

Editorial

Sobre a "aceitabilidade social" dos acidentes do trabalho e o inacei tável conceito de ato inseguro
Jackson Filho, José Marçal; Vilela, Rodolfo Andrade de Gouveia; Garcia, Eduardo Garcia; Almeida, Ildeberto Muniz de

Movimentos sociais e pesquisadores afirmam que é possível e urgente produzir sem venenos que afetam a saúde humana e do meio ambiente

A Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CGST), do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública (DSASTE), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS), realizou no dia 15 de maio de 20019 em Brasília/DF, a Oficina de Trabalho - Saúde do Trabalhador na Atenção Primária: na busca da qualificação e da integralidade no cuidado, como atividade pré-17º Congresso Nacional da ANAMT/2019.

Nos últimos três anos, a média de gastos da Previdência Social com problemas de saúde gerados no próprio ambiente de trabalho cresceu acima das despesas com os afastamentos previdenciários gerais.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Jundiaí teve uma decisão inédita no País. O órgão, ligado à Secretaria de Saúde, venceu uma ação trabalhista que questionava a autuação por infração sanitária feita pelo Cerest após acidente do trabalho ocorrido há cinco anos numa empresa da cidade.

A decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), instância máxima da Justiça Especializada, reconhece inclusive a competência do órgão para fiscalizar e autuar em matéria de segurança do trabalho.