Você está aqui

Recomendações aos trabalhadores e empregadores de farmácias: o COVID-19 e as repercussões no mundo do trabalho (Cerest Salvador)

A Doença provocada pelo Coronavírus 2019, a COVID-19, é uma doença respiratória causada pelo NOVO vírus SARS-CoV-2. Ele se espalhou da China, a partir da cidade de Wuhan, para muitos outros países ao redor do mundo com destaque para Itália, Estados Unidos e atualmente inclui o Brasil. Diante deste impacto de âmbito mundial, o COVID- 19 atingiu o nível de uma pandemia e provoca prejuízo sobre todos os aspectos da vida cotidiana, incluindo viagens, comércio, turismo e mercados financeiros.

Com a finalidade de reduzir o impacto da pandemia do COVID-19 em empresas, trabalhadores, usuários dos serviços e o público em geral, importante um plano de ataque que coíba ao máximo a cadeia de transmissão deste vírus. Trabalhadores e Empregadores devem usar destas informações e orientações para ajudar a identificar os níveis de risco nas configurações do local de trabalho e determinar medidas de controle apropriadas a serem executadas, considerando inclusive a dinamicidade do comportamento do vírus e da transmissão que podem proporcionar informações novas diariamente.

Vale lembrar que os Serviços de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança – SESMT são os responsáveis por determinar medidas de controle nas empresas. Contudo, enquanto o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador – Cerest Salvador tem competência para desenvolver ações de vigilância e atenção em saúde do trabalhador, publicamos as seguintes Recomendações para que se faça cumprir nas empresas de supermercados, padarias e similares, não esgotando as ações que a empresa possa realizar na perspectiva de prevenir a disseminação de COVID19.

Nota completa