Você está aqui

As políticas públicas brasileiras de saúde do trabalhador: tempos de avaliação

Após breve análise da evolução da área de saúde do trabalhador no Brasil, o presente artigo trata da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e, mais precisamente, da sua ausência enquanto política pública integrada e integralizadora.

A premissa é a de que uma política de Estado voltada para a Saúde dos Trabalhadores, adequada aos novos tempos da globalização, está mais fortemente demarcada e é potencialmente viável no âmbitro do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como um de seus pressupostos a ruptura dos guetos institucionais dentro da máquina estatal.

Finalmente aponta para algumas variáveis de ação, na lógica de uma eventual transformação so paradigma político institucional.

Palavras -chave: políticas públicas, saúde do trabalhador, política nacional de saúde do trabalhador, trabalho, saúde

Referência bibliográfica: 

OLIVEIRA, Maria Helena Barros de; VASCONCELLOS, Luiz Carlos Fadel de. As políticas públicas brasileiras de saúde do trabalhador: tempos de avaliação. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 24, n. 55, p. 92-103, maio/ago. 2000. Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/politicas-publicas-brasileiras-saude-trabalhador-tempos-avaliacao. Acesso em: 29 nov. 2018.