Você está aqui

32º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados

O Fórum de Acidentes convida para seu 32º Encontro Presencial a ser realizado no próximo dia 5/12 às 8:30h na FSP/ USP. O Tema é Trabalho, Mortes e contaminações na indústria Brasileira do Petróleo, assunto que está na ordem do dia tendo em vista o investimento do país no pré sal e várias ocorrências trágicas que infelizmente acompanham o setor. O debate irá trazer um panorama abrangente do trabalho e dos riscos no setor com participação de acadêmicos e profissionais que atuam na área.

O Encontro acontecerá no dia 05/12/2012, quarta feira, das 08h30 às 12h30 na Faculdade de Saúde Pública – USP; Auditório João Yunes. Av. Dr. Arnaldo 715 – Cerqueira Cesar, São Paulo, Capital, ao lado do Metrô Clínicas.

Rodolfo, Dionísia e Ildeberto Almeida
Coordenação do Fórum

Trabalho, Mortes e contaminações na indústria Brasileira do Petróleo

Na última semana de outubro duas mortes na cadeia produtiva do petróleo foram divulgadas pela imprensa sindical. O caldeireiro Sérgio Henrique de Faria Bandeira, 23 anos, empregado da terceirizada Manserv, faleceu após queda durante a lavagem no permutador, na Refinaria da Petrobrás de São José dos Campos. Outro trabalhador morreu em consequência de uma explosão ao fazer soldagem num caminhão-tanque de gasolina que ainda continha resíduos do produto. Segundo os vários jornais sindicais são mais de 12 mortes por acidentes este ano. Tivemos ainda no mês de outubro a morte de Enivaldo Santos Souza petroleiro da Rlam – refinaria da Petrobrás/Bahia, contaminado por benzeno e acometido por uma Leucemia Mielóide Aguda. Vazamentos constantes e rotineiros são um dos elementos fundamentais que compõem o pano de fundo do ambiente contaminado que intoxica e adoece trabalhadores da indústria do petróleo.
O cenário atual é preocupante em vista do incremento do Pré Sal, o que coloca este evento do Fórum como tragicamente atual, reforçando a importância da vigilância e prevenção no setor. Chama atenção a iniciativa de alguns sindicatos do setor que buscam monitorar e acompanhar sistematicamente as ocorrências, na tentativa de interromper este ciclo insustentável.

Textos de apoio e mais informações sobre o fórum disponíveis na página do Fórum. O encontro será transmitido ao vivo e, posteriormente, disponibilizado no IPTV.USP, e no canal do Youtube.

As inscrições são livres e gratuitas e podem ser efetuadas com antecedência na Página da Faculdade de Saúde Pública ou no próprio local do evento.

Programa:

  • 8:30h: Apresentação e Coordenção – Dr. Danilo Costa, Auditor Fiscal do MTE.SP
  • 8:50h: Palestra: Riscos e precarização, acidentes e mortes na cadeia de produção do petróleo Prof.Dr.Marcelo Gonçalves Figueiredo, Eng. De Produção - UFF/RJ
  • 9:30h: Palestra: O trabalho dos petroleiros - Prof. Dra. Aparecida Mari Iguti, FCM - UNICAMP
  • 10:00-10:20h. Intervalo
  • 10:30-12:00h: Mesa redonda: As lutas dos petroleiros contra as mortes no trabalho Representantes dos Sindicatos: Sindipetro Unificado; Sindipetro SJC; Sindipetro Litoral Paulista

Coordenação do Fórum: professores: Rodolfo AG Vilela- ravilela@usp.br; Ildeberto M Almeida ialmeida@fmb.unesp.br e Dionísia A. Dias dionisia@fmb.unesp.br

Apoio: Fundo de Fomento às iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP; CNPq; CEREST Piracicaba; CEREST Botucatu; CEREST ESTADUAL SP; Gerencia Regional do Min. do Trabalho e Emprego de Piracicaba; Ministério Público