Você está aqui

25º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados

A prevenção das mortes decorrentes de ATs vêm sendo objeto de atuação de várias instituições e carecem de uma articulação supra institucional que envolva o poder público, a academia e a sociedade para a implantação de uma política pública efetiva. No encontro pretende-se debater e indicar iniciativas conjuntas para se melhorar os sistemas de informação, a análise e a intervenção para a prevenção destes eventos.

Programa:

  • Abertura e Coordenação da Mesa - Informações e dados sobre as Mortes registradas no SINAN no Estado de São Paulo - Coordenação da Mesa - Simone Alves – DVST/ CEREST SP.
  • Aspectos da experiência Americana na Vigilância de Mortes no Trabalho – Eduardo Siqueira – Univ. Massachusetts Lowell – EUA.
  • Atuação interinstitucional na Vigilância de Acidentes de Trabalho – Experiência de Piracicaba – Rodolfo AG Vilela – FSP. USP
  • Investigação e desdobramentos do caso do Acidente com Ônibus e 2 trens em Passagem de nível em Americana – SP. Gil Vicente Ricardi – Auditor Fiscal do MTE em Campinas SP; Odilamar Lopes Mioto PST Americana; Manoela Lopes - Mestranda Saúde Ambiental FSP. USP.
  • A atuação das Instituições: Ministério do Trabalho (Viviane Forte- AFT – SEGUR); INSS SP (nome a confirmar).
  • A atuação dos Sindicatos na prevenção de Acidentes Fatais do Trabalho. Marcelo Câncio - Coordenação de Saúde do Trabalhador - Fórum das Centrais Sindicais.
  • Lançamento do Livro “Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea”.

Data: 10/08/2011 – das 08h30’ – 12h30’

Local: Auditório João Yunes – FSP – USP R. Dr. Arnaldo 715 – SP. Capital, ao lado do Metrô Clinicas

Textos de apoio e mais informações sobre o fórum disponíveis na página: http://www.moodle.fmb.unesp.br/course/view.php?id=52

Os encontros são gravados e disponibilizados on line no IPTV.USP

As inscrições são livres e gratuitas e podem ser efetuadas na página da Faculdade de Saúde Pública-USP no site www.fsp.usp.br ou no início do evento.

O Seminário é organizado pela  Faculdade de Saúde pública da USP, Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP e CEREST Estadual SP & DST do CVS SP com apoio do Fundo de Fomento às iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP; CNPq; CEREST Piracicaba; CEREST Botucatu; Gerencia Regional do Min. Do Trabalho e Emprego de Piracicaba; FUNDACENTRO; CGSAT. SVS. MS.