Você está aqui
Construçao da RENAST em Minas Gerais: a contribuiçao dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), 2002-2007
Abas primárias
Relacionados
- 1 de 63
- próximo ›
INTRODUÇÃO: Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador são considerados o eixo da implantação da RENAST, sendo responsáveis pelo apoio técnico das ações de saúde do trabalhador nas diferentes instâncias e serviços do SUS.
OBJETIVOS: O estudo busca conhecer a situação de organização e funcionamento dos CEREST Regionais, contribuindo para o processo de avaliação do desenvolvimento da RENAST no estado de Minas Gerais, no período de 2002 a 2007. Métodos: A combinação de instrumentos envolveu a análise dos planos de trabalho dos CEREST, entrevistas com coordenadores e representantes do controle social e realização de grupos focais com as equipes técnicas.
RESULTADOS: Os resultados mostram dificuldades na definição do papel do CEREST, dilemas sobre a priorização de ações de assistência ou vigilância, necessidade de capacitação das equipes e dificuldades para articulações intra e intersetoriais.
CONCLUSÕES: Nas recomendações, destacam-se: a necessidade de que os Planos de Trabalho levem em consideração o perfil produtivo regional além da adoção de práticas de avaliação contínua e aperfeiçoamento da gestão, a pactuação de indicadores e metas, e inclusão sistemática dos procedimentos de assistência e vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental que envolvem a saúde dos trabalhadores, nos sistemas de registro do SUS.
Palavras-chave: Saúde do Trabalhador; Sistema Único de Saúde, Avaliação em Saúde; Políticas Públicas de Saúde.Saúde do Trabalhador; Sistema Único de Saúde, Avaliação em Saúde; Políticas Públicas de Saúde.
Dias EC, Chiavegatto CV, Silva TL, Reis JC, Silva JM. Construção da RENAST em Minas Gerais: a contribuição dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), 2002-2007. Rev Méd Minas Gerais 2010; 20:66-74.
- 3625 leituras