Você está aqui

Saúde do trabalhor e assédio moral serão temas abordado nas comemorações dos 62 anos da ENSP

O quinto dia de comemorações dos 62 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca conta com debates ecléticos acerca das questões que envolvem a saúde pública; além disso, nesta quinta-feira, 15/9, haverá as cerimônias de formatura dos alunos dos cursos lato e stricto sensu da Escola. Durante a manhã, a partir das 9h, acontecerá a mesa-redonda 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador: 30 anos depois. Às 14h, terá início a palestra O assédio moral e sexual e a gestão de instituições públicas. Ambas as apresentações serão realizadas no salão internacional da ENSP, localizado no 4º andar do prédio principal da Escola. Já as formaturas do stricto sensu e do lato sensu acontecerão no auditório térreo, respectivamente, às 9h e às 14h. O dia comemorativo conta ainda com apresentações artísticas e culturais na tenda Experiências do Saber e do Cuidar, das 12h às 14h. Participe! Todas as atividades são abertas ao público.

A mesa-redonda 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador: 30 anos depois conta com as apresentações da pesquisadora aposentada da Fiocruz e UFRJ, Anamaria Tambellini, a coordenadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs), Maria Helena Barros de Oliveira, e o professor da Universidade Estadual de Londrina Paulo Gutierrez. A coordenação da mesa será feita pelo pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) Luiz Claudio Meirelles.

A palestra O assédio moral e sexual e a gestão de instituições públicas será ministrada pela professora adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Terezinha Martins dos Santos Souza.

A programação cultural contempla a apresentação do vídeo Oficinas Sateré-Mawé: cultura corporal de movimento e saúde para professores e alunos na escola indígena São Pedro, Rio Andirá, Amazonas, por Marcelo Radicchi; a roda de conversa Formação pedagógica em EAD, por Maria Angélica Costa; a apresentação da edição-síntese dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico – Males Humorados, por Luciano Toledo; e o teatro de marionetes Se liga no click, por Ana Cláudia Sodré. Durante todo o dia, a tenda também abriga oVaral Cultural, que exibe fotos, poemas e quadrinhos.