Você está aqui

Saúde do Trabalhador: especialistas capacitados em SP

Uma das atribuições da Política Nacional de Saúde do Trabalhador é promover a formação e a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A Escola Nacional de Saúde Pública, como parte integrante da iniciativa, vem atuando na qualificação dos profissionais do SUS, em diversas regiões do país, com a Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGESAT/SVS). No fim de 2013, a Escola, por meio do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), formará cerca de 350 especialistas na área, em 9 dos 16 municípios previstos no acordo do Estado de São Paulo. No início de 2014, a ENSP capacitará os profissionais dos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da capital paulista.
 
O Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana na modalidade a distância visa formar profissionais em Saúde do Trabalhador para apoiar a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde, com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (Renast). 
 
O convênio com o Estado de São Paulo previa a formatura de 800 alunos em 16 municípios da região. Agora, no final de 2013, serão concluídas primeiras nove turmas dos municípios de Marília, Bauru, Itapeva, Mauá, São João da Boa Vista, Araraquara, Bebedouro, Ribeirão Preto e Franca, o que resultará em 350 novos especialistas em Saúde do Trabalhador. 
 
“Esse curso vem reforça uma política pública de formação e fortalecimento da Renast. Na época do convênio, o gestor de São Paulo, Francisco Drummond Marcondes de Moura, entendeu que não haveria outra maneira de capacitar os profissionais senão por um macroprojeto como este curso a distância. Embora tenhamos começado com 800 alunos, formaremos 350 profissionais nessa primeira etapa, e concluiremos o curso com cerca de 600 especialistas, um número bastante exitoso para um curso a distância”, explicou a coordenadora Rita Mattos.

Trabalho em equipe é uma das fórmulas do sucesso
 
O Estado de São Paulo possui o maior número de Cerest do país, com mais de 40 centros. Para 2014, já há um acordo para atuar na capital do estado, o que, segundo os coordenadores do curso, representa um passo importante para o fortalecimento da área no país. 
 
“Teremos cerca de 260 novos alunos no município de São Paulo. A atuação na cidade será um importante passo para ampliarmos a formação de profissionais em outros estados. Para essa turma iremos utilizar, além do ensino a distância, a Rede São Paulo Saudável, uma TV Corporativa da Secretaria Municipal de Saúde do município. A iniciativa proporcionará aumento da interatividade com os alunos e possibilitará o uso da Rede para realização de seminários, debates, enfim, é uma novidade interessante que pode dar certo e ser ampliada para outros centros”, afirmou Rita Mattos.

Os desafios para 2014 consistem na implementação do projeto em outros estados, no desenvolvimento de um Caderno de Apoio à Tutoria, em parceria com a EAD/ENSP, além da avaliação do impacto da formação desses especialistas na implementação das políticas relacionadas à Renast. Na opinião da assessora pedagógica do curso, Maria Angélica Costa, uma particularidade tem sido fundamental para o sucesso da especialização. “Apesar de ser um curso a distância, temos a realização de momentos presenciais, que são de extrema importância para um curso desse porte. São momentos em que temos a possibilidade de discutir as metodologias, os trabalhos de conclusão e diversos outros assuntos diretamente com os alunos. Essa mistura do curso a distância com o momento presencial tem dado certo.”
 
Na opinião da coordenadora Rita Mattos, outro componente tem sido fundamental: o trabalho em equipe. “Para montarmos esse projeto realizamos diversas oficinas de formação, encontros, reuniões e não posso deixar de enfatizar a entrega e o trabalho em equipe que desenvolvemos”, enalteceu.
 
A equipe é formada por Rita Mattos, Maria Angélica Costa, Ana Luiza Michel Cavalcante, Isolda Mendes, José Fernandes, Márcia Soalheiro, Eliana Napoleão, Elizabeth Dias e muitos outros colaboradores do Cesteh.