Você está aqui

Revista sobre saúde mental recebe artigos para nova edição

O segundo número impresso dos Cadernos Brasileiros de Saúde Mental está recebendo artigos até 1º de março. A revista, que foi criada on-line, já indexada nas áreas de Saúde Coletiva, Psicologia e Educação Física, apresenta-se hoje como um importante veículo de produção de conhecimento no campo da Saúde Mental e da Atenção Psicossocial. A publicação tem propiciado reflexões sobre os avanços, debates, controvérsias e propostas emergentes no campo, apresentando estudos, opiniões e discussões sobre os temas que permeiam este complexo campo de trabalho e saber. Destacam-se como focos de interesse temático as políticas sociais, o cuidado, os serviços e a assistência, as relações das ciências sociais e humanas, epistemologia, ética e estética, no campo da saúde mental.

Em 2012, foram vistos novos direcionamentos e novos desafios na consolidação do SUS e da Política Nacional de Saúde Mental no contexto da Reforma Psiquiátrica, com reflexão aprofundada sobre a questão dos direitos humanos em sua relação com o campo da saúde mental: as questões referentes às drogas e particularmente ao crack , violências urbana, doméstica, sexual, de gênero e étnica, direitos humanos dos segmentos da diversidade cultural, populações prisionais, persistência do modelo manicomial ainda forte e resistente etc.

Por isso, os Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, com o apoio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), convida os interessados a participarem de um número especial, temático, com edição impressa e on-line, voltado para os direitos humanos em relação ao campo da saúde mental.

Relatos de pesquisa, ensaios, debates, opiniões, análises históricas, visões contemporâneas, artigos de revisão, abordagens pertinentes ao tema, constituirão este número, cujo lançamento deverá ocorrer no I Fórum Nacional de Direitos Humanos e Saúde Mental, a realizar-se em São Paulo, de 24 a 26 de maio de 2013.

Todos os artigos devem ser inéditos e serão submetidos aos critérios de avaliação previstos pela revista. As normas de publicação e trâmites para submissão e aprovação dos textos são encontradas na página da revista em http://www.cbsm.org.br.

 

Unidades territoriais: