Você está aqui

Mestrado profissional em VISAT-2017: inscrições abertas

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz, torna públicos o cronograma e as normas para a seleção de candidatos ao curso de Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador realizado com o apoio da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Coordenação

Ana Maria Cheble Bahia Braga (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ)
Simone Santos Oliveira (CESTEH/ENSP/FIOCRUZ)

E-mail de contato:

posgradmp@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes às etapas do processo seletivo
secaprofissional@ensp.fiocruz.br para dúvidas referentes a documentação e prazos

Apresentação

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz, e a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/DSAST), tornam públicas, por meio desta Chamada, as normas do processo de seleção de alunos para as vagas do Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador (MP-VISAT), na modalidade semipresencial, para todos os estados da República Federativa do Brasil.

O MP-VISAT busca responder à necessidade de formação avançada dos profissionais vinculados à Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (RENAST), identificada pela CGSAT, decorrente da necessidade de formação nesse campo apontada pelos Centros Regionais de Saúde do Trabalhador. Visa o fortalecimento da RENAST e a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo a participação direta das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A Vigilância foi definida como eixo do curso em função de seu caráter estratégico para o campo da Saúde do Trabalhador, sendo articulado ao resgate das experiências adquiridas pelos serviços, à produção de conhecimento na área e ao desenvolvimento de novas práticas e processos. A estrutura do curso é orientada também no sentido de consolidação da capacidade de atuação dos profissionais na formação de novos atores e na multiplicação de experiências em Vigilância em Saúde do Trabalhador, visando à consolidação dos serviços.

As vagas abertas nesta Chamada são produto da demanda das Secretarias de Estado de Saúde, através de seus Centros Estadual/Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), no âmbito dos estados da República Federativa do Brasil.

Objetivos do curso

Objetivo geral

Contribuir para consolidação da RENAST como campo de práticas diversificadas de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Objetivos específicos

Desenvolver a capacidade de produção de conhecimentos e de reflexão sobre a concepção teórica de Vigilância em Saúde do Trabalhador a partir de ações específicas, frente a problemas identificados.

Contribuir para a articulação entre assistência, gestão, ações de promoção da saúde e vigilâncias, na lógica da integralidade.

Qualificar os profissionais para o desempenho do papel de formador e difusor de experiências de Vigilância em Saúde do Trabalhador, assim como de seu referencial teórico.

Clientela (público alvo)

O curso é dirigido a servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal, portadores de diploma de curso de graduação concedido por instituição de ensino superior e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, vinculados à Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (RENAST), do quadro efetivo de pessoal, seja por atuação direta nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), seja por colaborarem com suas ações em organismos parceiros.

Veja o edital completo