Você está aqui

II Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde (CEGEST) - Seleção 2013/1

O II Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde (Cegest) busca qualificar profissionais vinculados à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formulação e execução de políticas de proteção ao trabalho, bem como aos trabalhadores do setor saúde. Realizado na modalidade semipresencial, é patrocinado pelo Departamento de Gestão e da Regulação em Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde. O aluno que obtiver aproveitamento receberá o Certificado emitido pela UFMG na modalidade curso de atualização.

Objetivos

São objetivos do Cegest:

  1. Conhecer e contribuir para a implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS.
  2. Examinar a articulação entre as ações de promoção e vigilância à saúde do trabalhador do SUS e as intervenções da gestão do trabalho no SUS.
  3. Entender e praticar a elaboração de propostas de intervenção para o fortalecimento da gestão das condições de saúde e trabalho no setor saúde (CST / Saúde).
  4. Conhecer os espaços de negociação visando à melhoria das condições de trabalho nos estabelecimentos do SUS.

Público alvo e vagas

Gestores, gerentes e dirigentes do SUS responsáveis pela formulação e execução de programas, planos e políticas em sistemas e serviços de saúde. Além desses, também podem se inscrever membros (trabalhadores e gestores) das Mesas de Negociação Permanente do SUS e profissionais de Saúde do Trabalhador atuantes nos estabelecimentos de saúde do SUS (CEREST, CCIH, SESMT, Comissões de Saúde, CIPA, etc.), profissionais do Ministério da Saúde.

Carga horária

O Cegest está organizado em seis módulos. O primeiro e o último serão desenvolvidos em encontros presenciais. No total, serão 136 horas/aula.

Proposta pedagógica

O Cegest será ofertado por meio de uma matriz curricular multimidiática, que permitirá a inclusão de diferentes fontes de informação, inclusive provenientes do próprio campo da ação profissional. O participante receberá um caderno de estudos com o conteúdo de cada módulo, um caderno de textos, a indicação para o acesso aos sites, bem como acesso à plataforma – o ambiente do curso. Ela lhe possibilitará interagir com os demais participantes, tutores e especialistas nos fóruns de discussão, teleconferências, como também postar atividades, arquivar trabalhos, acessar a biblioteca virtual de textos, vídeos, entre outros materiais do gênero. Para o desenvolvimento das atividades do Cegest, o profissional pode utilizar equipamentos eletrônicos próprios ou institucionais (secretaria de saúde, residência, laboratório de informática, lan house etc). Portanto, não é obrigatória a residência do profissional na cidade-sede do curso (Belo Horizonte). Este, porém, deve deslocar-se para os encontros presenciais.

Acompanhamento, avaliação e verificação de aprendizagem

Neste curso adotamos a modalidade de avaliação formativa que se fundamenta no acompanhamento processual dos participantes. As leituras, subsídios midiáticos e atividades propostas serão contextos de aprendizagem e, ao mesmo tempo, de verificação do desempenho dos participantes. O aproveitamento do participante será expresso em notas e conceitos. Será considerado aprovado o participante que obtiver os conceitos A, B ou C.

Cronograma

Inscrições

25/02 a 02/04

Resultado da seleção

15/04

Matricula

16/04 a 25/04

Presencial BH turma 1

22/05 a 24/05

Presencial BH turma 2

05/06 a 07/06

1ª Oficina de tutores

03 e 04/05

2ª Oficina de tutores

21 e 22/06

3ª Oficina de tutores

16 e 17/08

Módulo 1

20/05 a 09/06

2ª Oficina de tutores

21 e 22/06

3ª Oficina de tutores

16 e 17/08

Módulo 1

20/05 a 09/06

Módulo 2

10/06 a 30/06

Módulo 3

01/07 a 28/07

Módulo 4

29/07 a 25/08

Módulo 5

26/08 a 29/09

Presencial BSB

14 a 16/10

Módulo 6

30/09 a 16/10

Inscrições para a seleção aqui