Você está aqui

ENSP debate qualidade de vida no trabalho

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoveu o último encontro de uma série de seminários realizados em 2014, no dia 10/12. O propósito do seminário foi apresentar e debater o projeto Grupos de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, coordenado pelo psicólogo do Cesteh, Tito Canha. Em parceria com o Instituto de Psicologia da UFRJ, esta iniciativa - implantada no segundo semestre deste ano -  visa acolher trabalhadores que chegam ao Cesteh alegando sofrimento psíquico oriundo do trabalho. Para Canha, esse é hoje um gravíssimo problema social.

“Sabemos que atualmente o estresse, o burnout, os distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho, o assédio moral, as formas de depressão por esgotamento e, até mesmo, os suicídios vêm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano laboral, mostrando casos e estatísticas mesmo alarmantes.” Desta forma, observa o psicólogo, a criação dos ‘Grupos de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho’ é uma contribuição do campo de saúde mental à saúde integral do trabalhador em execução no Cesteh.

Canha explicou que esses grupos buscam, por meio de técnicas dramáticas e gráficas, trabalhar as experiências concretas de sofrimento relacionadas à atividade profissional e ao espaço organizacional/laboral. “Com técnicas oriundas do sociodrama, do Teatro do Oprimido (Augusto Boal) e de algumas técnicas gráficas, busca-se levar o grupo a um trabalho experiencial e, sobretudo, reflexivo sobre as relações entre o mal estar subjetivo vivido por cada um e a realidade social do trabalho, com suas formas de organização capazes de afetar a saúde.”

O psicólogo acrescentou que no funcionamento dos grupos, as técnicas são seguidas de um trabalho posterior que visa explorar os sentimentos vividos por cada um, nas cenas feitas, bem como refletir sobre os atravessamentos organizacionais e institucionais que ali se fazem presentes.

Por fim, Canha acredita que, com  o  êxito da primeira experiência, planeja-se que esses Grupos passem a integrar a dinâmica de funcionamento do Serviço de Saude Mental do Cesteh, em um trabalho contínuo de avaliação e supervisão da equipe de saúde mental.

A sessão contou também com a presença do professor da Universidade Federal do RJ, Fernando Gastal e alunos que participam do projeto Grupos de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.