Você está aqui

Conferências debatem avanços para a saúde do trabalhador no Acre

No Acre, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) organizam três conferências macrorregionais em preparação para a 2ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, prevista para ocorrer em junho. A primeira etapa será realizada nos dias 29 e 30 deste mês, no auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup), em Brasileia, e contempla os municípios do Alto Acre.

As demais etapas ocorrerão em Cruzeiro do Sul (5 e 6 de maio), Rio Branco (14 e 15 de maio) e para os municípios do Juruá, Baixo Acre e Purus. O funcionamento das etapas macrorregionais será por meio de oficinas, mesas de debate, grupos de trabalho e plenárias.

O evento abordará o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: Direitos de Todos e Dever do Estado” e tem como proposta discutir a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, sugerir diretrizes para a definição da Política Estadual de Saúde do Trabalhador, elaborar propostas para cada macrorregião, para o Estado e a União e eleger os delegados das macrorregiões para a Etapa Estadual.

Maria José Lima, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora do Acre (CISTT), alertou sobre a importância de os servidores participarem dessas discussões, para fortalecer o debate e garantir a implementação das políticas públicas.

“São nesses espaços democráticos que as políticas públicas são elaboradas e nos quais são debatidos temas que nos afligem como servidores e trabalhadores. Também são construídas propostas para uma discussão nacional”, ressalta a coordenadora do CISTT.

A etapa nacional está prevista para o período de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.

 

Comentários

Lucélia da Cunh...

Os espaços democráticos devem partir da própria organização das conferências.O CES está dialogando com os conselhos municípais? Com o município de Rio Branco não, e estamos surpresos com a data da conferência.