Você está aqui

Santana vai sediar a Macrorregional Sudoeste da Conferência de Saúde do Trabalhador

O município de Santana, distante cerca de 25 quilômetros da capital Macapá, vai sediar nesta quinta e sexta-feiras, dias 24 e 25, respectivamente, a Macrorregional Sudoeste da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. A abertura será às 18 horas desta quinta-feira, no prédio do Sebrae, situado à Avenida Rui Barbosa, Nº 1193, no Centro. A etapa sudoeste contará com a participação de 150 pessoas entre delegados e convidados.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santana, Gilmar Santiago Pinto, durante os dois dias serão discutidos diversos temas relacionados a saúde do trabalhador e trabalhadora. "A etapa sudoeste será fundamental para que Santana possa debater os principais desafios enfrentados pelos trabalhadores santanenses", ressaltou.

Além dos debates em pauta durante a Macrorregional de Santana, haverá ainda eleição de 38 delegados representantes dos municípios de Santana, Mazagão, Vitória do Jarí e Laranjal do Jarí, que integram o Eixo Sudoeste. Os delegados eleitos terão participação garantida na etapa estadual da Conferência do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Macapá.

Entre os temas que serão debatidos na Macrorregional Santana destacam-se: "O Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora", "Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e trabalhadora", "Efetivação da política nacional de saúde do trabalhador e trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo" e o "Financiamento da política nacional de saúde do trabalhador, nos municípios, Estados e União".

Para Gilmar Santiago, os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores de Santana estão relacionados a acidentes de trabalho, principalmente na construção civil e na área rural. A última etapa, que antecede a realização da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, acontece nos dias 28, 29 e 30 deste mês em Oiapoque. Trata-se da Macrorregional (Região de Saúde Norte), com a participação dos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho e Pracuúba.

Mais Informações: 9187- 7030/ 8141- 2469.