Você está aqui

Conselho Estadual de Saúde começa a organizar conferências Municipais em Rondônia

O Conselho Estadual de Saúde está finalizando o cronograma das conferências Municipais que devem ocorrer em Rondônia em 2014. Até o dia 30 de junho todas as quatro macrorregionais de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Ariquemes e Porto Velho devem ser finalizadas, segundo resolução do Conselho Nacional de Saúde.

A informação é do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato da CUT. Segundo ele, a Etapa Macrorregional de Porto Velho pode acontecer até 31 de maio, enquanto a Etapa Estadual, até 31 de junho de 2014. As Conferências objetivam propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - PNST.

 “Todos os órgãos diretamente ligado á saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras estão envolvidas nas discussões. Cerest, Lacen, Secretaria de Saúde e até empresários, Cipeiros, sindicatos e entidades classistas representativas devem participar para a discussão das propostas de diagnósticos de doenças que afligem os trabalhadores de um modo geral”, comentou.

Ao detalhar sobre os objetivos das conferências, Raimundo Nonato disse que as doenças que afligem o trabalhador são vastas e são responsáveis pela grande demanda de pessoas no INSS, sem contar os prejuízos que dão às empresas e ao poder público. “É bom frisar que os trabalhadores não são vilões da história. O poder público e o privado devem estar atentos sobre essas doenças para que elas não se transformem em uma bola de neve”, comentou.

Segundo Raimundo Nonato, há doenças comuns amplamente difundias pela mídia como a LER/Dort – Lesão por Esforço Repetitivo (muito comuns em trabalhadores da construção civil e bancários), mas também outras como a brucelose – Doença de gato – que tem infectado trabalhadores de frigoríficos. “Somos uma economia em expansão e a força de trabalho exigida é cada vez mais diversificada, trazendo com ela outras doenças, obrigando uma vigilância maior sobre a situação”, ressaltou.

As conferências começam  por Vilhena, de 4 a 5 de abril e chegam até Cacoal e Ji-paraná, que acontecerão simultaneamente na capital da BR dias 24 e 25 de abril; em Rolim de Moura, dias 22 e 23 de maio; em Ariquemes de 5 a 6 de junho. A Conferência Estadual em Porto Velho será de 3 dias: 25, 26 e 27 de junho. A etapa nacional será em Brasília de 10 a 13 de novembro de 2014. A Conferência Estadual do Trabalhador e Trabalhadora vai formar uma comissão, ao final do encontro, para monitoramento das propostas de encaminhamento discutidas e aprovadas.

 

Unidades territoriais: